sexta-feira, 13 de maio de 2011

LIÇÃO 7 - A Luta Contra a Rebelião e a Desagregação na Igreja


“A rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti”. 1Sm 15.23

INTRODUÇÃO:
Estamos vivendo num tempo em que há grandes movimentos dissidentes nas igrejas. Quando não é a abominável rebelião de liderados contra líderes, é a miserável desagregação de grupos que querem dominar e acabam dispersando muitos.

1. A REBELIÃO É UM PECADO ABOMINÁVEL:
Deus rejeita as pessoas que se dão à desonra e à infelicidade de se rebelarem contra Ele e, também, de se oporem aos escolhidos do Senhor.

2. TODA REBELIÃO RECEBERÁ JUÍZO DE DEUS:
Quem desprezar a Palavra do Senhor e violar ou anular o Seu mandamento ou ensiná-lo de forma errada, será castigado por Deus e a sua iniquidade será sobre sua cabeça (Mt 5.19,20). Eu não conheço ninguém que obteve sucesso na rebelião. Todos, mais cedo ou mais tarde, sofreram o dano da atitude equivocada.

3. A DESAGREGAÇÃO NAS IGREJAS INTERROMPE A UNIÃO:
Quando um crente coloca seu coração na rebeldia e passa a atrair outros para seu modo distorcido de pensar, gera um grande prejuízo para a união dos membros da igreja e o relacionamento de Corpo de Cristo (Rm 12.4,5; 1Co 12.12-27).

4. A DESAGREGAÇÃO É OBRA DA CARNE:
A separação e a divisão desagregam os crentes e tudo começa com ciúme, inveja, partidarismo, contenda e vanglória. Paulo recomenda que façamos tudo com humildade e respeito ao próximo (Fp 2.3).

CONCLUSÃO:
Muitos obreiros e pastores, além de se rebelarem e dividirem igrejas, levam o que não é de propriedade particular: patrimônios, móveis, instrumentos, utensílios e ovelhas. Enquanto tratarmos o Reino de Deus como objeto de negócio, iremos concorrer uns contra os outros, brigar, contender, matar sonhos, colocar em dúvida as crenças de muitos neófitos e impedir a conversão de pecadores. Mas o preço de tudo isso não é barato, pode-se esperar o juízo de Deus. Ele é fiel também na punição (Lc 12.47,48; Jo 12.47,48).




GLOSSÁRIO
Rebelião: Oposição ou resistência contra algum superior; insurreição; indisciplina.
Desagregação: Fragmentação, dissociação; divisão.
Soberba: Altivez, arrogância, orgulho.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 07.






Nenhum comentário:

Postar um comentário