terça-feira, 2 de agosto de 2011

LIÇÃO 6 - A Conversão do Carcereiro da Macedônia



“E Eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).

INTRODUÇÃO:

Nesta lição vamos conhecer um pouco sobre o carcereiro da Macedônia,  também conhecido como o carcereiro de Filipos, tendo em vista ser uma das cidades da província da Macedônia.
Este tema aponta para o amor e o perdão de Deus, sem fronteiras. Nos versículos 25-34 de Atos 16, é possível notar que as intenções dos perseguidores de Paulo e Silas são frustradas e descontinuadas.

1 A PRISÃO DOS DISCÍPULOS
Em Trôade Deus deu uma visão a Paulo durante a noite: que um homem da Macedônia lhe rogava que passasse até lá para ajudá-los (At 16.9). Paulo tinha consigo Silas, Timóteo e Lucas. O autor do livro de Atos usa a primeira pessoa do plural (At 16.10), indicando que se juntara a eles.
Acredita-se que Lucas, um médico gentio, tenha convertido com a pregação de Paulo em Trôade. Com notável humildade, revela pouco sobre si mesmo. Depois de ir com Paulo e os outros até Filipos, só aparece outra vez quando Paulo visitou essa cidade em sua terceira viagem missionária (At 20.5,6).

2 CONHECENDO A MACEDÔNIA

A Macedônia tinha quatro distritos, e Filipos ficava no primeiro deles. Pesquisadores afirmam que a Macedônia era uma esplêndida região, centralizada nas planícies do Golfo de Tessalônica, subindo pelos grandes vales dos rios até às montanhas dos Balcãs. Era famosa por suas madeiras e metais preciosos. Porém essa região estava envolvida com heresias, usura, violência e cegueira espiritual (At 16.14-23).    


3 O CARCEREIRO DA MACEDÔNIA
Os perseguidores queriam deter o progresso do evangelho para que ninguém mais o aceitasse. Mas a prisão se transformou em lugar de culto, onde se levantaram os troféus das vitórias do evangelho: o carcereiro e seu próprio servo dele se tornaram cristãos (Jó 36.8-10; Sl 107.14,15). 

4 APRENDENDO COM OS DISCÍPULOS
Paulo e Silas instruem o carcereiro muito prontamente sobre o que é necessário que ele faça. Também não o repreenderam pelo tratamento rude e prejudicial que lhes dera. Tudo foi perdoado e esquecido.


CONCLUSÃO:
Quando ouvimos uma boa mensagem de Deus e passamos a crer, somos abençoados como o carcereiro e sua família, que manifestaram a realidade da sua conversão. Logo em seguida, foram todos batizados. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31). 

GLOSSÁRIO:

Carcereiro: Guarda da prisão ou cadeia.
Perícia: Habilidade ou destreza.
Advir: sobrevir; suceder.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 06.


Nenhum comentário:

Postar um comentário