quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LIÇÃO 11 - O Discípulo de Jesus é uma Testemunha do Poder de Deus




“E dessas coisas sois vós testemunhas” (Lc 24.48).

INTRODUÇÃO.
Em Atos 1.8b está escrito: “E ser-me-eis testemunhas...” Certamente a coisa mais grandiosa da vida é perceber a beleza de Jesus e falar aos outros sobre Ele. No Novo Testamento, o testemunhar é a forma mais antiga de pregação.             

1 A CONVERSÃO DO APÓSTOLO PAULO
A conversão é a mudança de natureza, do mau para bom procedimento, isto é, o abandono de uma vida de pecado para uma nova vida em Cristo Jesus (2Co 5.17). Paulo, provavelmente com 30 anos, era membro do Sinédrio, o concilio religioso judeu, o mesmo que condenou Jesus à morte; ainda enfatiza que a conversão de Paulo foi súbita, violenta e espetacular.

2 ANANIAS, UM DISCÍPULO OBEDIENTE
Ananias era um judeu-cristão da cidade de Damasco, de excelente reputação, tanto por parte dos judeus como de todos os que ali moravam. Era, sobretudo, um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras (At 22.14-16). Quando o crente ouve a voz de Deus e prontifica-se a atendê-lo, sua vida sai da obscuridade. Quem promove o crente é o Todo-poderoso, pois seus olhos procuram os fiéis da terra para que o sirvam.

3 O PERIGO DE PERDER O ALVO
 Ananias quase se deixa levar pelas circunstâncias e perde o alvo. É possível que a Palavra “vaso escolhido” tenha mexido com o coração dele, pois o mesmo compreendia o que era ser um vaso. Um vaso tem uma vida submissa, separada e consagrada ao serviço de Deus (2 Tm 2.20,21). Mas, alguns perderam o alvo. Lembremos três exemplos na Bíblia Sagrada: 
3.1) Judas, quando traiu Jesus
3.2) Pedro, quando negou Jesus
3.3) Tomé, quando duvidou de Jesus

4 TORNANDO-SE UM DISCÍPULO DE JESUS
 Não existem evidências de que Paulo tenha conhecido a Jesus durante o Seu ministério terreno (2Co 5.16). Os capítulos 9, 22 e 26 de Atos testificam acerca do ministério de Paulo entre os gentios, e de sua união com Cristo. Podemos afirmar que Paulo se tornou discípulo de Cristo depois de ver a luz ter caído, foi ferido de cegueira, de voltar a ver e, por fim, depois de se converter de verdade.

CONCLUSÃO
Ser discípulo de Jesus se resume na seguinte mensagem da Bíblia Sagrada, consagrada pelo próprio Mestre: “Se alguém quiser vir após a mim, renuncie-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me; pois aquele que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, e quem quiser salvar a sua vida por amor de mim, acha-la-á” (Mt 16.24,25).  

GLOSSÁRIO
Procrastinar: Adiar continuamente, resistir.
Praguejar: Soltar pragas ou imprecações; amaldiçoar, vociferar.
Ratificar: Repetir categoricamente, Afirmar, declarar ser definitivo, confirmar. 

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário