quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LIÇÃO 13 - O Perigo do Sacerdócio sem o Reconhecimento Divino



“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra” (2 Tm 2.4).

INTRODUÇÃO:
Jesus enfatizou a importância da dedicação para o crescimento do Reino de Deus aqui na terra. O ministério tem um papel de grande relevância para obra do Senhor. No Evangelho de Lucas 10.2, estão escritas as seguintes palavras de Jesus: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros à sua seara”. A Igreja do Senhor clama por bons obreiros.

1 O CENÁRIO HISTÓRICO
Essa narrativa comenta acerca de um homem que habitava nas montanhas de Efraim, cujo nome era Mica. É possível que Mica e sua mãe fossem pessoas que buscassem a Deus sinceramente, mas temos no capítulo 17 uma síntese da idolatria que prevaleceu em todo o período dos juízes.  
A atitude que permanecia nos dias de Mica era esta: “Cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6). Era um cenário de:
  • Apostasia;
  • Vazio espiritual;
  • Infidelidade a Deus;
  • Impiedade;
  • Carnalidade.
  • Podemos dizer que naquele tempo havia:
             Aqueles que peregrinavam
            Aqueles que não sabiam a quem servir
            Aqueles que não conheciam o Senhor

2 A  HISTÓRIA DE MICA
O nome Mica no hebraico significa “Quem é semelhante a Jeová?” É a abreviatura do nome Miquéias. Ele parecia sincero em determinados aspectos em relação a Deus, porém ignorante da lei que Deus dera a Moisés. Mas, como estavam numa época de sequidão espiritual, Mica fez várias imagens de escultura e consagrou um “itinerante” para que fosse o seu sacerdote” (Jz 17.10). Por outro lado, era um homem que queria ser abençoado por Deus. Há insatisfeitos na igreja que vendem a sua chamada porque encontraram alguém que tem oferecido alguma coisa. Mas cuidado, aqueles que nos convidam podem esconder quem verdadeiramente são. Quem era de fato Mica?

3 A FALTA DE COMPROMETIMENTO COM DEUS
Hoje, assim como nos dias de Mica, muitos parecem colocar seus interesses em primeiro lugar. A maioria das pessoas ainda rejeita o modo certo de Deus para a sua vida. Os contemporâneos de Mica trocaram a verdadeira adoração ao Senhor por uma versão caseira de veneração. Uma coisa é estar envolvido com a Palavra, outra coisa é estar comprometido com ela. O comprometimento leva à mudança de atitude, ao bom testemunho, à santidade e pureza da fé. No caso do jovem levita, parece-nos que era realmente um oportunista, pois:
Saiu a buscar oportunidade
Aceitou a facilidade
Ficou onde era cômodo

4 CONSEQUÊNCIA DO SACERDÓCIO SEM DEUS
A Palavra de Deus deixa claro que os sacerdotes e seus assistentes deveriam ser da tribo de Levi (Nm 3.5-13), servir ao povo, ensiná-lo como adorar ao Senhor e realizar as cerimônias que faziam parte dos cultos de adoração a Deus no Tabernáculo.  Mas esse levita desobediente demonstrou falta de temor a Deus, porque: 1) Fez as suas obrigações em uma casa (Jz 18.3,13,15). 2) Tinha consigo ídolos (Jz 18. 18, 20); 3) Falava que agia em nome de Deus quando, na verdade, o Senhor não havia falado (Jz 18.5,6), 4) Mercadejou o ministério (Jz 17.11; 18.3). Em todos esses acontecimentos, Deus está ausente e as consequências foram funestas. Vejamos alguns desses perigos que podem ocorrer nos dias de hoje:
O perigo da banalização (Jz 18. 4, 5, 6)
O perigo de não distinguir entre santo e o profano (Jz 18.20, 24)
O perigo de proceder como um mercenário (Jz 18.19)
  
CONCLUSÃO
Estes estudos  nos trazem as seguintes lições:
            1) Sempre reflitamos nas nossa  reais motivações;
            2) Tenhamos cuidado com os convites com aparência de dádivas;
            3) Sejamos verdadeiros com a Igreja;
            4) Nunca deixemos de orar ao Senhor;
            5) Não tenhamos comprometimento com coisas que desagradam a Deus;
            6) Mantenhamos a vigilância.  

GLOSSÁRIO
Bizarrices: Esquisitices ou extravagâncias.
Imprecações: Ato de imprecar, maldições ou pragas.
Sandices: Tolices, idiotices ou parvoíces.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário