quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIÇÃO 02 - Barnabé Apresenta Saulo aos Apóstolos





Texto Áureo: “Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos; e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor, e como este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus”. At 9.27

Referências: Atos 9: 26, 27, 28, 29, 30

Objetivos:
Apresentar a atitude de reconhecimento de Barnabé com relação à pessoa de Saulo;

Demonstrar com justiça o valor da alteridade como um princípio de liderança;
Estimular a prática do reconhecimento justo daqueles que são chamados pelo Senhor.


INTRODUÇÃO.
Quando Saulo foi a Jerusalém, os irmãos agiram com desconfiança, pois acreditavam ser ele um espião da fé cristã. Assim, por medo dele, se afastavam. Barnabé, entendendo o valor de Saulo, sabia que ele precisava de uma oportunidade, pois agora era um novo homem, capaz de arriscar sua vida em prol do evangelho. Nesta lição veremos quão importante é para um líder assumir riscos sob a orientação do Senhor. Perceberemos, também, quão relevantes são atitudes corretas em favor daqueles que têm, de fato, uma chamada. Aprendamos, pois, com Barnabé.

1 VALORIZANDO UM VASO ESCOLHIDO
Barnabé era um homem de elevada estatura espiritual e de poderosa influência entre os apóstolos do Senhor. Ele gozava de toda a consideração e respeito deles por ser sincero, generoso e espontâneo para servir a causa de Jesus Cristo, até que, em certo momento, tudo isso é posto à prova, quando ele decide apresentar Saulo de Tarso, ex-perseguidor, ex-assolador, ex-membro do Sinédrio.
  
2 APRESENTANDO SAULO AOS APÓSTOLOS
Aquele que já teve oportunidade de conduzir alguém a Cristo e vê-lo crescer com grande satisfação, que já experimentou o prazer de ajudar alguém que veio a se tornar um líder espiritual, com certeza sentiu uma alegria indizível. Barnabé teve esse prazer e contentamento, observando Saulo tornar-se o Paulo que hoje o mundo inteiro conhece.
  
3 A IMPORTÂNCIA DESSE RECONHECIMENTO
Enquanto não houve o reconhecimento de Saulo, não havia comunhão entre ele e os apóstolos. É muito possível que até evitassem encontrá-lo, apesar de tudo quanto se falava a respeito da sua conversão, porque o fato se tornou notório para alguns, mas a maioria não parou para averiguar o caso. Não tinha sido ele batizado Logo, o que faltava, veio a se completar com a aceitação dele e o testemunho de Barnabé em seu favor diante da plêiade apostólica (At 9.28). Agora Saulo passou a andar com eles e falava ousadamente no nome de Jesus (At 9.29).

CONCLUSÃO
Todo cristão que anda por fé e todo líder espiritual assumem riscos sob a orientação do Senhor, como fez Barnabé. Se tivermos a oportunidade de fazer o bem e de prover o crescimento pessoal e desenvolvimento espiritual de um irmão, façamos isso hoje. Barnabé deu assistência a Saulo, que se transformou numa personalidade de vulto tão grande que o sobrepujou em popularidade histórica. Não devemos ter medo do fato de sermos superados por ninguém na obra do Senhor. Deus tem a medida certa para cada um de nós. A descoberta de Barnabé somou para o crescimento do Reino de Deus, não para si próprio. Que o espírito que estava sobre Barnabé também repouse sobre nós.

GLOSSÁRIO:
Alteridade: Qualidade que é do outro; diversidade, diferença
Plêiade: Reunião de pessoas ilustres
Epifania: Aparição, manifestação divina

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário