quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIÇÃO 04 - Barnabé e a Liderança Sinérgica




Texto Áureo: “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara”. Dt 32.30

Objetivos:
Compreender por que Barnabé foi buscar a Saulo para auxiliá-lo;
Ensinar o que é a verdadeira sinergia aplicada ao trabalho do Senhor;
Explicar as vantagens do desenvolvimento de um trabalho sinérgico em dupla ou em equipe.


INTRODUÇÃO
Veremos ao longo dessa lição as vantagens de um trabalho sob uma liderança sinérgica (conjunta), para que possamos destacar ainda mais a cooperação voluntária e sincera em nossas igrejas. Sinergia é a combinação de dois ou mais elementos que convergem seus atos para a realização de um determinado fim, possibilitando assim, grandes feitos. Essa convergência de elementos forma uma dupla ou equipe com um propósito comum. Quando unidos em torno de um alvo único, eles possuem um poder sobrenatural de concretização.

1 BARNABÉ SENTE O PESO DA OBRA
Sendo sinergia o efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, o valor é superior ao conjunto desses agentes se atuassem individualmente. Precisamos entender que na igreja, a obra de Deus não é realizada por apenas algumas pessoas e as demais ficam observando e até criticando. Fomos todos convocados ao IDE de Jesus (Mc 16.15-18). Somos todos cooperadores de Deus (1Co 3.6-9). Na unidade está nossa força (Sl 133).
  
2 BARNABÉ ENCONTRA UM PARCEIRO
A pessoa que Barnabé procurava deveria ser alguém que possuísse algumas qualificações chaves 1) um companheiro que se harmonizasse com ele mesmo e com sua chamada, como um enviado apostólico; 2) alguém que entendesse  sua visão de trabalho e pudesse ajudá-lo a influenciar a Igreja segundo a orientação de Deus; 3) uma pessoa que pudesse desfrutar de comunhão com a liderança ali existente e causasse impacto sobre ela; e, 4) um cooperador que demonstrasse maturidade cristã e buscasse excelência em tudo o que fizesse.
  
3 AS VANTAGENS DA SINERGIA
Trabalhando em dupla ou na liderança de uma equipe, quando há sinergia, isto é, o esforço coordenado na realização de uma função comum, as vantagens se multiplicam. A palavra “sunergeo” no grego, significa trabalhar junto, ajudar na obra, ser parceiro no labor. Essa palavra é traduzida como cooperar, ajudar e é encontrada no Novo Testamento em Mc 16.20; 1Co 16.16; 2Co 6.1 e Tg 2.22.

CONCLUSÃO
Montar uma equipe é importante, assim como igualmente relevante é guiá-la para um propósito definido na obra do Senhor. Quando cada elemento sabe claramente a sua missão dentro da equipe e como desempenhá-la, a probabilidade de êxito é incomparavelmente maior. Barnabé a formou e a liderou com excelência, todavia, dentro de uma visão cristocêntrica produzida pelo Espírito Santo em sua vida. Esse foi o segredo que resultou no crescimento da igreja em Antioquia.

GLOSSÁRIO:
Magnitude: Qualidade de grandeza.
Mirabolante: Que dá muito na vista, espalhafatoso.
Sinergia: Conjunto de forças (ou órgãos) agindo simultaneamente para um propósito.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 04.


Nenhum comentário:

Postar um comentário