quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LIÇÃO 05 - Barnabé, Um Líder Comprometido com a Obra Social



Texto Áureo: “Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz”. Hb 13.16

Objetivos:

Mostrar o compromisso assistencial demonstrado na Igreja em Antioquia.
Revelar as maneiras como a liderança agiu em relação à obra social.
Apelar para que demonstremos  nossa fé através das obras sociais.

INTRODUÇÃO
Havia nos crentes de Antioquia uma gratidão muito grande com relação aos crentes de Jerusalém e da Judéia, pelo fato de terem sido os primeiros gerados na fé cristã, posto que pela dispersão e boa vontade em compartilhar as boas novas por onde passavam, ainda que inicialmente apenas aos judeus, possibilitaram assim a existência indireta daquela Igreja ali. Como já visto na lição anterior, Antioquia era formada pelos crentes vindos de Chipre e de Cirene, que haviam partido de Jerusalém originalmente.

1 RECONHECENDO AS NECESSIDADES ALHEIAS
Era perfeitamente compreensível que profetas de Jerusalém viessem a Antioquia para conhecer o trabalho e desfrutar de um momento de comunhão como os demais irmãos da recém formada Igreja. Foi a vinda deles que possibilitou a ajuda assistencial tão necessária para aqueles tempos difíceis.
  
2 RECOLHENDO DONATIVOS
Era comum que judeus estabelecidos em outras cidades e prósperos, mandassem para Jerusalém suas contribuições tanto para o templo quanto para os necessitados. A coleta para os pobres significava muito mais que generosidade e gentileza, era uma maneira de demonstrar a unidade da Igreja. Para Paulo era uma maneira de ensinar aos cristãos dispersos que não eram somente membros de uma Igreja local, mas sim, da Igreja em sua totalidade, onde cada uma de suas partes tinha obrigações com as demais.

3 ENVIANDO OS DONATIVOS
Em seus escritos, Paulo usa não menos de nove palavras distintas para descrever o termo “coleta”. Algumas vezes usa a palavra “koinonia” (2 Co 8.4; 9.13; Rm 15.5,6). Aqui “koinonia” significa “solidariedade” e sua essência  é o compartilhar. A comunhão cristã não se baseia no espírito que se pode orgulhar do que possui, mas considera tudo como suscetível de ser compartilhado com outros. A pergunta prioritária não deve ser com o que posso ficar, mas o que posso dar (At 11.29).
  
CONCLUSÃO
Muitos são os apelos ao longo da Bíblia para cuidarmos dos órfãos, das viúvas e não abandonarmos os pobres em suas dificuldades. É uma semeadura difícil pela dureza do labor em si, e a enorme paciência que exige daqueles que estão envolvidos nesses trabalhos. Paulo e Barnabé, tendo cumprido a missão de dar assistência aos necessitados, voltaram motivados também por saberem que a Igreja ali voltara a crescer e a se multiplicar.  A obra feita para Deus terá uma recompensa possível aqui, mas uma ceifa certa na eternidade. Afinal, a fé sem obras é morta. 

GLOSSÁRIO:
Predito: Dito anteriormente.
Infanticídio: Assassínio de recém nascido.
Mitigar: Abrandar, amansar, diminuir.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 05.




Nenhum comentário:

Postar um comentário