quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LIÇÃO 10 - Barnabé e Paulo Recusam a Adoração



Texto Áureo: “Senhores, por que fazeis isto Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o Evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles”. At 14.15

Objetivos:

Mostrar que nem sempre os milagres de Deus são bem interpretados inicialmente;
Revelar a importância de recusarmos qualquer espécie de veneração ou adoração;
Direcionar sempre  nossa mensagem à adoração a quem de fato merece – Deus.

INTRODUÇÃO.
Os milagres são tanto um benefício ao ser humano, onde Deus intervém nas leis naturais para abençoá-lo, quanto uma maneira de comunicar Sua pessoa e boa vontade. Entretanto, nem sempre essa comunicação é devidamente entendida por parte daqueles que a recebem. Nessa lição também teremos a oportunidade de ver a firmeza dos apóstolos em não aceitarem a adoração, que pertence somente a Deus, o que devemos sempre ter o cuidado de ensinar. 

1. A CURA DO PARALÍTICO
Deus deseja manifestar o Seu amor ao ser humano através da Igreja, da Sua Palavra pregada por meio de seus embaixadores, através dos milagres e do perdão concedidos aos homens. Tudo isso Ele faz visando reconduzi-los ao estado de verdadeira satisfação, que não pode ser encontrada nas coisas desse mundo. Porém, quase sempre o homem não consegue entender o sentimento e o agir de Deus.
  
2. IMPEDINDO A FALSA ADORAÇÃO
Para o espanto de todos que passavam próximos à porta da Cidade de Listra, viram aquele homem andar, o mesmo que era conhecido de todos como paralítico desde o seu nascimento. Os listrenses ficaram sobremodo maravilhados e conversavam entre si o que significava aquilo. Os milagres de Deus são assim, chamam a atenção para que as pessoas o possam ouvir mais nitidamente através das Escrituras.
  
3. ORIENTANDO A VERDADEIRA ADORAÇÃO
Embora os pregadores tenham sido enérgicos em suas atitudes, não foram indelicados para com seus ouvintes. A mensagem de Paulo lhes demonstrou simplicidade e carinho, sem jamais lhes ofender. A Palavra lhes ensinava o Deus Supremo “fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria” (At 14.17). Apesar de terem suas lendas, Deus, através de Seus servos, ensinou-lhes a verdade, dando testemunho de si mesmo.

CONCLUSÃO
Observamos que muitos, em seu caminhar, realizam determinados atos e creem estar fazendo o que é certo, em razão da necessidade que sentem do contato com o mundo espiritual para satisfazerem sua alma. Cabe a nós entendermos o agir de Deus e apresentar-lhes um Evangelho genuíno, sério, objetivo, sem promessas fúteis, mesmo que estejamos passando por situações contrárias à nossa vontade.

GLOSSÁRIO
Mórbido: Enfermo, doentio.
Aferrado: Obstinado, teimoso, pertinaz.
Rurícola: Que vive no campo, agricultor, lavrador.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário