terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 01 - O Nascimento de Jacó


TEXTO ÁUREO
“Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor”.       Sl 113.9

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar que sempre temos motivos para confiar no Senhor;
Ensinar que, mesmo diante do impossível, Deus tem a solução para os que esperam nele;
Mostrar que nada pode impedir os propósitos de Deus.


INTRODUÇÃO.
As extraordinárias experiências de Jacó podem nos ensinar a entender a vontade de Deus na formação do nosso caráter. As muitas histórias desse patriarca, registradas na Bíblia sagrada, revelam-nos que, até hoje, homens e mulheres buscam as bênçãos de Deus à sua maneira.

1. BUSCANDO A BÊNÇÃO DO SENHOR
Deus prometera a Abraão que a sua descendência seria como as estrelas do céu (Gn 15.5), porém quando o Senhor lhe fez essa promessa ele ainda não tinha filhos, pois Sara, sua esposa, era estéril, e o mesmo acontecera com Isaque que recebera a promessa que Deus fizera a seu pai. Rebeca também era estéril e um milagre da parte do Senhor teria que acontecer para cumprimento de sua Palavra (Gn 25.21).
  
2. CONSULTANDO O SENHOR
Deus pode surpreender com suas respostas (Ef 3.20). Apesar de sua grandeza (Is 55.9), Ele tem se revelado ao longo da história. Tem se mostrado aos homens e mulheres, não os deixando sozinhos (Gl 4.4; Jo 1.14).

3. O CUMPRIMENTO DA BÊNÇÃO DO SENHOR (GN 25.24-28)
Deus nunca atrasa no cumprimento de sua vontade e promessas. Por isso, deve-se aprender a confiar no Senhor sabendo que todas as suas promessas terão o seu cumprimento, e descansar Nele enquanto se espera o tempo de Deus (2 Pe 3.9). Quando Isaque nasceu, Sara tinha noventa anos, Sara pôde contemplar o cumprimento da promessa, e, também, Isaque passava por experiência semelhante, pois já se passara vinte anos do seu casamento com Rebeca, quando nasceram os seus dois filhos. A tristeza de Rebeca foi transformada em alegria. O cumprimento dessa promessa fortaleceu Isaque em seguir ao Senhor Jeová.

CONCLUSÃO
A cura da esterilidade da esposa de Isaque, Rebeca, e a continuidade da linhagem de que nasceria o Messias é a comprovação de que para Deus não existem impossíveis. O que temos de fazer é buscar ao Senhor e com paciência aguardar as suas promessas com a fé que foi derramada em nossos corações. Orarmos a Ele confiantemente sem duvidar é o conselho de Deus para nós.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,

Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário