terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 03 - A Trama de Jacó para Enganar seu Pai



TEXTO ÁUREO
“E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava”. Gn 27.14

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a riqueza da bênção de Deus;
Ensinar o homem a depender completamente de Deus; e
Mostrar que o engano traz frutos amargos.

INTRODUÇÃO.
Com propósito de ter a bênção de Deus, Jacó aceita o conselho de sua mãe e prosegue com o plano de iludir seu velho pai Isaque. O engano culminou em desdobramentos sem precedentes na história da família da promessa. No entanto, a intensidade com que Jacó busca as bênçãos do Senhor, faz dele um verdadeiro lutador. Jacó é a imagem do homem que quer ser abençoado por Deus.

1. O PLANO DE REBECA
Rebeca sempre demonstrou preferência por Jacó e tendo ouvido de Deus que o maior serviria o menor (Gn 25.23), se desesperou quando soube que Isaque haveria de abençoar Esaú o seu primogênito. Não conseguindo confiar plenamente no que Deus lhe havia dito, decidiu chamar Jacó seu filho e por em prática um plano traiçoeiro para ludibriar Isaque, seu esposo (Gn 27.14).

2. A NATUREZA DE ESAÚ E DE JACÓ
Jacó ansiava pela bênção, mas temeu a forma como seria alcançada e manifestou este sentimento para a sua mãe, Rebeca, que procurou tranquilizá-lo, dizendo que a maldição viesse sobre ela, o que era um grande equívoco, pois não havia como tomar sobre si mesma algo que fosse dirigido contra Jacó. Isaque cuidaria para que Jacó recebesse o que merecia se tivesse descoberto este projeto ardiloso.     

3. ISAQUE É ENGANADO (GN 27.1-5)
O patriarca Isaque já estava idoso e com pouca capacidade para enxergar; chamou seu filho predileto Esaú para ser abençoado por ele, após o preparo de um saboroso guisado, Isaque lhe impetraria a benção antes de sua morte.

CONCLUSÃO
A promessa feita a Abraão que passou a seus descendentes é uma bênção eterna (Gn 48.4). A promessa feita a Abraão que Jacó a herdou significa duas descendências (Gns 22.17). Uma descendência terrena que corresponde aos israelitas e uma descendência celeste que corresponde à igreja. Jacó buscou e recebeu uma bênção para o futuro. “Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras” (Hb 11.20).

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário