terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 06 - Jacó Retorna a Sua Terra



TEXTO ÁUREO
“Então tomou Jacó uma pedra, e erigiu-a por coluna”. Gn 31.45
  
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Demonstrar que Deus é soberano em seus atos;
Ensinar que Deus protege os seus em todas as situações;
Mostrar o testemunho de Jacó.
  
INTRODUÇÃO
Os planos de Deus na vida de Jacó vão obedecendo à linha do tempo. Por vezes há impressão de que Jeová não está na condução da história, mas à medida que a narrativa bíblica se desenvolve, percebe-se que Deus nunca foi pego de surpresa.

1. O SENHOR MANDA JACÓ RETORNAR (GN 31.1-16)
Jacó ficou sabendo que os filhos de Labão andavam dizendo que os bens que ele possuía eram de seu pai. E também notou que Labão, seu tio, já não se mostrava tão amigo como antes. Neste tempo, Deus disse a ele para que voltasse para a terra de seus pais dando-lhe garantia de segurança.

2. O ENCONTRO DE LABÃO E JACÓ (GN 31. 22-42)
Três dias depois, a Bíblia diz que Labão soube que Jacó havia fugido com sua família      (Gn 31.22), e imediatamente juntou os seus parentes e foi à sua procura; ele e seu bando encontrou Jacó na região montanhosa de Gileade.

3. A COLUNA LEVANTADA EM GILEADE (GN 31.43-55)
Jacó e Labão fazem um trato; nenhum dos dois invadiria a terra um do outro. Também querem que Deus fique vigiando para que os dois cumprem fielmente o acordo feito; daí o nome Mista – no hebraico quer dizer “lugar de onde se vigia”.
  
CONCLUSÃO
A aliança permitiu um final feliz dos vintes anos que Jacó serviu Labão. A aliança foi proposta por Labão e foi uma lição que Deus deu a Jacó em prol da fé contra o medo “porque temia” (Gn 31.31). Deus fez uma aliança conosco em seu Filho para que todo o medo seja banido. Que o Senhor nos ajude a acreditar em sua Aliança (Gl 4.4).
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário