terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 07 - Jacó no Vau de Jaboque



TEXTO ÁUREO
“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”. Gn 32.24

VERDADE APLICADA
Buscar em Deus a mudança radical de nossa vida, é a decisão mais sábia que devemos tomar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que os planos dos homens sem Deus nada valem;
Mostrar que Deus quer nos ensinar a depender dele; e
Demonstrar o valor que é ser tocado pelo Senhor.

INTRODUÇÃO
Jacó fez planos para encontrar seu irmão Esaú, mas estava com tanto medo, que montou táticas especiais para ir ao encontro dele dividiu sua gente, bem como os animais em grupos estratégicos. Pensando evidentemente se um grupo fosse atacado o outro poderia escapar. E, para impressionar ainda mais seu irmão, preparou um grande número de animais para dar de presente a ele.

1. O EXÉRCITO DE DEUS (GN 32.1)
Quando voltava para sua terra natal, Jacó teria que atravessar o território de Esaú, e não pensava que poderia evitar esse encontro. Precisava tomar a rota comum, e não desviaria o caminho para o deserto. Jacó elaborou planos de acordo com os seus limites, e confiou que sairia como planejado. Continuava a confiar na sua astúcia e traçou inteligentemente um plano para agradar a seu irmão. Ele queria ficar livre de qualquer surpresa desagradável e para não fugir à sua marca, ficou para trás caso algo desse errado.

2. DEUS LUTA COM JACÓ (GN 32.22-32)
Após ter enviado, na frente, presentes ao seu irmão Esaú, o velho Jacó teve a oportunidade de isolamento. Ele ficou na solidão da noite, e misteriosamente começou a lutar com um homem desconhecido nas margens do rio Jaboque. A luta durou a noite inteira e marcou,  mais uma vez, a história de vida do patriarca.

 3. DEUS MUDA O NOME DE JACÓ (GN 32.27-30)
Jacó passou a ser chamado de Israel que significa “o que luta com Deus”. O fraco Jacó torna-se o poderoso Israel, pois o seu nome também pode ser traduzido como “aquele que luta com Deus e prevalece”. Até aquele momento, ele era Jacó o agarrador de calcanhar, e podia ter até alguma espiritualidade, mas era apenas Jacó, mas Deus veio para torná-lo Israel, o que tem as promessas eternas de Deus.
  
CONCLUSÃO
Não há nada mais inteiro que um coração partido. E essa história de Jacó nos mostra o quanto ele foi quebrantado com momentos de muitas tribulações, até começar a ser transformado por Deus em uma noite escura de sua alma e Ele continuou mudando Jacó. Deus quer, também, mudar sua vida!

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário