sexta-feira, 16 de março de 2012

RESUMO CONCLUSIVO - 1º Trimestre de 2012


MEMORIZANDO O QUE APRENDEMOS NAS 13 LIÇÕES DA REVISTA JACÓ

A lição desse trimestre tratou sobre a vida de um dos patriarcas de Israel chamado Jacó. Essa personagem, que teve o seu nome mudado pelo homem misterioso no Vau de Jaboque para Israel, tem, durante séculos, inspirado muitos escritores e pesquisadores da literatura Judaico-cristã. Jacó foi um homem intrigante que buscou bênçãos por caminhos tortuosos, em companhia de paixões terrenas. Sua espiritualidade desafiadora promoveu-lhe uma vida que enriquece nosso entendimento do Sagrado. A simplicidade de sua vida, no entanto, conduziu sua história pela provisão de Deus que está gravado na Bíblia como ensinamentos divinos.
Estas lições bíblicas são um convite singelo para seguir a Deus de todo o coração na transformação de nosso caráter.

LIÇÃO 1 - O NASCIMENTO DE JACÓ
As extraordinárias experiências de Jacó podem nos ensinar a entender a vontade de Deus na formação do nosso caráter. As muitas histórias desse patriarca, registradas na Bíblia sagrada, revelam-nos que, até hoje, homens e mulheres buscam as bênçãos de Deus à sua maneira. A cura da esterilidade da esposa de Isaque, Rebeca, e a continuidade da linhagem de que nasceria o Messias é a comprovação de que para Deus não existem impossíveis. O que temos de fazer é buscar ao Senhor e com paciência aguardar as suas promessas com a fé que foi derramada em nossos corações.

LIÇÃO 2 – JACÓ COMPRA A PRIMOGENITURA DE ESAÚ
Esaú e Jacó eram irmãos de caráter completamente distintos. Ao contrário de Jacó que tinha inclinações espirituais, Esaú se caracterizou por ser homem carnal. Suas ações foram frutos de seu coração mundano. Essa é uma característica comum aos homens e mulheres que não servem a Deus neste mundo, e foi por essa razão que Jesus disse “Vos é necessário nascer de novo” (João 3.3).  Apesar do ardil de que usou para com seu irmão, é possível identificar, em Jacó, o desejo de se ocupar com o que é sagrado.

LIÇÃO 3 – A TRAMA DE JACÓ PARA ENGANAR SEU PAI
Com propósito de ter a bênção de Deus, Jacó aceita o conselho de sua mãe e prossegue com o plano de iludir seu velho pai Isaque. O engano culminou em desdobramentos sem precedentes na história da família da promessa. No entanto, a intensidade com que Jacó busca as bênçãos do Senhor, faz dele um verdadeiro lutador. Jacó é a imagem do homem que quer ser abençoado por Deus.  

LIÇÃO 4 – A FUGA DE JACÓ E A VISÃO DA ESCADA
Muitas pessoas usam de sofismas para fugir à culpa, já que são tomadas pelo medo de viver uma vida de mentiras. Um profundo temor toma conta do coração dessas pessoas. O medo de serem descobertas em seus delitos aterroriza seus pensamentos mais flutuantes. Mas é preciso acreditar que maior é Deus para nos livrar e nos perdoar da culpa. Aprendemos que os planos de Deus nunca serão frustrados na vida de um crente (Jó 42.2). Nem que para cumpri-los o Senhor tenha que discipliná-lo. A Bíblia diz “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho” (Hb 12.6). Não importa se ele fuja de Deus ou não. O Senhor sempre encontrará um jeito de encontrá-lo no caminho.

LIÇÃO 5 – JACÓ SE CASA COM RAQUEL
Estudamos um pouco da história de amor de Jacó para com sua esposa predileta Raquel; sua jornada de solidão e as dificuldades que enfrentou até chegar ao encontro com seu tio Labão, na terra da Mesopotâmia, e ainda o nascimento dos filhos daquele que seria conhecido mais tarde como Israel.  Apesar de todas as tribulações por que Jacó passou até formar sua família, foi abençoado por Deus. O Texto bíblico diz “E cresceu o varão em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos e camelos e jumentos” (Gn 30.43). Quando a promessa de Deus está sobre uma pessoa, onde ela for Deus a abençoará.

LIÇÃO 6 – JACÓ RETORNA À SUA TERRA
Os planos de Deus na vida de Jacó vão obedecendo à linha do tempo. Por vezes há impressão de que Jeová não está na condução da história, mas à medida que a narrativa bíblica se desenvolve, percebe-se que Deus nunca foi pego de surpresa. A aliança que Jacó fez  com seu insensível tio Labão permitiu um final feliz para os vintes anos de árduo trabalho. A aliança foi proposta por Labão e foi uma lição que Deus deu a Jacó em prol da fé contra o medo “porque temia” (Gn 31.31). Deus fez uma aliança conosco em seu Filho para que todo o medo seja banido.

LIÇÃO 7 – JACÓ NO VAU DE JABOQUE
Jacó fez planos para encontrar seu irmão Esaú, mas estava com tanto medo, que montou táticas especiais para encontra-lo, por exemplo, dividindo sua gente, bem como os animais em grupos estratégicos. Pensando evidentemente que se um grupo fosse atacado o outro poderia escapar. E, para impressionar ainda mais seu irmão, preparou um grande número de animais para dar de presente a ele. Não há nada mais inteiro que um coração partido. E essa história de Jacó nos mostra o quanto ele foi quebrantado com momentos de muitas tribulações, até começar a ser transformado por Deus em uma noite escura de sua alma e Ele continuou mudando Jacó.

LIÇÃO 8 – JACÓ EM SIQUÉM
Essa lição mostrou que todas as aparições de Deus não foram suficientes para dar segurança e produzir transformação total na vida de Jacó. Muitos crentes acham que experiências específicas com Deus são suficientes para promover mudanças radicais. É preciso lembrar que a vida com Deus é resultado de uma jornada e não de eventos isolados como no caso de Jacó. Jacó foi desonrado em Siquém e dois dos seus filhos tramaram e mataram Siquém e todos os homens da cidade. Jacó ficou em dificuldade, e foi então que Deus o chamou para Betel. As circunstâncias podem ser usadas por Deus para nos ensinar e fazer cumprir o seus propósito.

LIÇÃO 9 – JACÓ SOBE A BETEL E EDIFICA UM ALTAR A DEUS
Esta lição ensinou como a voz de Deus poderá provocar mudanças significativas na conduta do seu povo. Jacó e sua família são ordenados pelo Senhor a um realimento na sua jornada espiritual. Após assumir uma postura de obediência, a família da promessa volta mais uma vez a estar no centro da vontade de Deus. Urge em nossos dias a necessidade de um despertamento no seio da Igreja. A Palavra de Deus precisa ser pregada sistematicamente através de nossos meios de comunicação, para que o povo de Deus experimente, a cada dia, a sua vontade na sua peregrinação rumo ao céu.

LIÇÃO 10 – JACÓ SOFRE PERDAS IMPREVISÍVEIS NA FAMÍLIA
Jacó sobe a Betel em obediência à Palavra de Deus, levanta um altar, promove purificação no meio do seu acampamento; levanta uma coluna em testemunho fazendo libação sobre ela e depois de toda a comunhão e adoração a Deus Jacó foi imerso em experiências de dores com perdas irreparáveis na família. Depois que Jacó passou a ser modelado por Deus, através de seus sofrimentos, e reconheceu a sua própria fraqueza, é que, gradativamente, ele foi transformado. Tudo o que Deus fez na intrigante história de Jacó é para se aproximar mais e mais dele, mostrar ao neto de Abraão que sua história teria um final melhor.

LIÇÃO 11 – JACÓ VAI AO EGITO SE ENCONTRAR COM JOSÉ
Esta lição narrou a trajetória de Jacó e sua família ao Egito. Narrou, a alegria do patriarca em reencontrar José - o filho que mais amava - e a providência de Deus na preservação da família da Aliança e a bela recepção de Faraó na sua chegada àquele lugar. Os Israelitas ficaram morando na terra de Gósen (Gn 46.28,29; 47.1,4,6,11). Além de ser uma região muito fértil, tiveram a segurança de viverem fora do alcance dos egípcios (Gn 46.34). Deus cumpriu a Sua Palavra com a família da Aliança.

LIÇÃO 12 – JACÓ ABENÇOA OS FILHOS DE JOSÉ
Os muitos episódios da vida de Jacó revelam que Deus continuava sendo o Senhor da história. Nada fugiu do seu domínio; governos e poderes estavam nas suas mãos. Quando Deus intervém na história da humanidade homens e mulheres podem ser abençoados de forma imensurável. Jacó foi alvo da revelação de Deus e profetizou o futuro dos  seus filhos. No fim de sua vida, pode-se perceber o quanto a jornada dele com Deus formou em Jacó uma pessoa melhor.

LIÇÃO 13 – JACÓ PROFETIZA O FUTURO DAS TRIBOS DE ISRAEL
Nesta lição estudamos as bênçãos impetradas pelo patriarca Jacó aos seus filhos. Um homem que viveu intensamente na companhia de Deus e sua família. Erros e acertos são mencionados na sua biografia. Que possamos ter a posse do que é construtivo para a formação de nosso caráter e dispensar de nossa agenda aquilo que de ruim ele deixou registrado na sua história.
Editora Betel, 02 Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário