sábado, 7 de abril de 2012

LIÇÃO 02 - As Sete Igrejas da Ásia



TEXTO ÁUREO
“O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas”. Ap 1.20

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ressaltar a importância das cartas para que os crentes individualmente sejam santos. 
Conduzir a igreja à apropriação tanto das reprimendas quanto das promessas de Jesus. 
Ensinar que nossos dias são os dias imediatamente anteriores “às coisas que em breve devem acontecer”. 

INTRODUÇÃO.
Ao estudar sobre as sete igrejas da Ásia, tenha em mente o que foi dito a elas e a respeito delas poderá ser dito de todas e para todas as congregações cristãs de qualquer lugar e tempo. Em vista disso, Jesus as constituiu como um tipo de igreja que surgiria sobre a terra. E aos fiéis que congregarem em seu interior, o Senhor já elegeu qual tipo da Igreja que reúne os elementos indispensáveis ao arrebatamento.

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 
A Igreja é caracterizada, no primeiro capítulo do Apocalipse, para que possamos identificá-la quando ela aparecer de novo no desenrolar do livro. As sete estrelas na mão direita do Senhor são interpretadas por Jesus como sendo os sete anjos (pastores) das sete igrejas da Ásia menor. As igrejas são os castiçais; seus ministros são estrelas; mas Cristo é o sol (Ap 1.16b, 20, Ml 4.2). Ele é para o mundo moral o que o sol é para o mundo físico.

2. A HISTÓRIA DAS SETE CIDADES DA ÁSIA MENOR
As congregações cristãs que nasceram na Ásia Menor refletem um pouco as características de cada cidade. As histórias de cada cidade são importantes para que cada crente entenda o quanto a cultura de uma região poderá influenciar na conduta e forma de pensar de cada congregação.

3. O RETRATO DE JESUS E A IMPORTÂNCIA DA IGREJA
O retrato de Jesus que é conhecido pela Igreja espalhada na Ásia Menor, está listado no capítulo um. Todavia, Jesus é visto no meio da sua Igreja. Cristo valoriza tanto a Sua Igreja que Ele se dá a conhecer no meio dela e não a parte dela. Ninguém verá Jesus fora da Igreja. Hoje muitas pessoas querem Cristo, mas não a Igreja. Hernandez Dias Lopes, teólogo conceituado de nosso país, diz que é impossível que alguém possa ser salvo fora da comunidade cristã, porque Cristo está voltado para Sua noiva. Ela ocupa o centro da sua atenção. 

CONCLUSÃO
Tudo indica que estamos vivendo os dias imediatamente anteriores ao arrebatamento. Dias em que predominam as igrejas do tipo ‘Laodicéia’, a Igreja que vai subir, é do tipo ‘Filadélfia e Esmirna’. Se uma onda de tribulação nos atingir de repente, poderá muito bem ser o amor disciplinador de Jesus, para produzir crentes fiéis que perseverem até o fim.


AUXÍLIO PARA O PROFESSOR

Fontes: 
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 02. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário