sábado, 21 de abril de 2012

LIÇÃO 04 - O Dia do Senhor



TEXTO ÁUREO
“Vigiai, pois, em todo tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem”. Lc 21.36

OBJETIVOS DA LIÇÃO:
Mostrar que o Apocalipse foi dado à igreja para levar os crentes à fidelidade incondicional a  Cristo;
Ensinar que, embora Satanás seja o príncipe deste mundo, o controle está nas mãos de Deus;
Ressaltar que a obra da igreja não termina com o arrebatamento muitos poderão ser salvos, sacrificando suas vidas por amor a Deus.

INTRODUÇÃO
O Apocalipse segue uma sequência lógica de acontecimentos. Nele não há parêntesis nem retrocessos. As revelações nele escritas apontam sempre para eventos bem ordenados e futuros. Portanto, os eventos que anunciam a chegada do “Dia do Senhor” ocorrerão depois do arrebatamento, pois João, sendo tipo da igreja arrebatada, assiste do céu à abertura dos selos e as suas consequências sobre a Terra e seus moradores.

1. OS JUÍZOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO (AP 6.1-8)
Após a abertura dos quatro primeiro selos do livro do Apocalipse (Ap 6.1-8), haverá mortes incalculáveis, pois entram em cena o que o livro da Revelação chama de os cavaleiros do Apocalipse. Os cavaleiros representam o juízo divino sobre os pecados e as rebeliões dos homens. O primeiro cavalo é Branco (Anticristo), o segundo cavalo é vermelho (guerras), o terceiro cavalo é preto (fome) e o quarto e último cavalo é amarelo (morte). Esse capítulo da história é o anúncio do que está para acontecer, e estes cavaleiros são uma antecipação das demais profecias.


2. O CORDEIRO ABRE O QUINTO SELO  (AP 6.9-11)
A abertura do quinto selo não causará efeito algum sobre a terra. Mas revela o destino dos convertidos pela pregação do Evangelho em meio aos terríveis acontecimentos deflagrados pela abertura do segundo e do quarto selo. O registro desta visão no Apocalipse faz parte das provisões misericordiosas de Deus, para que, os crentes daqueles dias, lembrando-se do que leram e ouviram a respeito dos mártires, nas “palavras desta profecia”, tenham forças e motivos para permanecerem fiéis até a morte, se for preciso.

3. O CORDEIRO ABRE O SEXTO SELO (AP 6.12-17)
A abertura deste selo iniciará o que chamamos de “a Grande Tribulação propriamente dita”. É o prelúdio do Dia do Senhor (Jl 2.31). Os crentes surgidos desde a abertura do segundo selo até ao sétimo podem ser comparados com a igreja de Esmirna. O que Jesus fala àquela igreja e a respeito dela, encaixa-se perfeitamente a esses crentes (Ap 2.10). Vamos aos resultados da abertura do sexto selo.

CONCLUSÃO
Deus insiste em que os homens se arrependam e se convertam. Mas chegará o momento em que Ele dirá “Estes sempre erram em seu coração e não conhecem os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso” (Hb 3.10.11).


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário