quinta-feira, 17 de maio de 2012

LIÇÃO 08 - A Proteção, A misericórdia e Os Juízos Divinos


TEXTO ÁUREO
“Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Ap 14.7

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que aquele que tiver a marca do caráter de Cristo herdará o novo céu e a nova terra;
Exibir a perfeita unidade entre o Apocalipse e as profecias do Antigo Testamento;
Estimular a igreja a pregação ousada dos juízos contidos no Evangelho Eterno.

INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 14.1-13, Jesus mostra o destino dos selados e o ministério deles. Informa que eles são primícias para Deus e para o Cordeiro. Encoraja os judeus a permanecerem firmes no propósito de seguir a Cristo, pois os que receberem o selo de proteção sofrerão angústias indizíveis, mas sobreviverão a elas e seguirão o Cordeiro para onde quer que Ele vá. Informa, também, que não executará os últimos juízos antes que o Evangelho Eterno seja pregado a todos os habitantes da Terra para adverti-los quanto ao fim dos que seguirem a Besta e aceitarem sua proteção.

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A tendência geral entre os intérpretes é evitar explicar a preferência de Deus a Israel e por Sião, atribuindo significado simbólico a Apocalipse 14.1, porém isso não é necessário, pois os pensamentos de Deus são superiores aos nossos (Is 55.8,9; Jr 29.11). Portanto, podemos confiar que Deus, por razões próprias de Sua soberania e conhecimento ilimitado, elegeu a Israel para seu povo na Terra e a Sião para sede de Seu governo físico no Planeta. Além do que, o texto não trata propriamente de eleição, mas da harmonia entre Céu e Terra. Vejamos:

1.1.Uma festa no céu (Ap 14.2)
1.2.A mesma festa na Terra (Ap 14.2,3)
1.3.O perfil do povo de Deus

2. DISTINGUINDO ENTRE MÁRTIRES E SELADOS
Ainda não ficou esclarecido se a multidão dos mártires (Ap 7.9-14) fala de um grupo de salvos e os selados de outro agrupamento de remidos ou se ambos tratam do mesmo grupo de salvos, apenas designados por nomes diferentes. Entendemos que se trata de grupos distintos de remidos. Vamos às razões para esta conclusão
2.1. O texto
2.2. O contexto
2.3. O motivo da selagem dos israelitas

3. 144.000 SELADOS
Neste tópico, deter-nos-emos sobre os cento e quarenta e quatro mil selados, visto que a presença deles no Apocalipse desperta calorosas polêmicas. Inicialmente, é importante destacar que eles são reais, embora o número seja um número perfeito e completo de mil dúzias de dúzias. Neste caso, simboliza os crentes judeus fiéis na terra, que permanecem firmes no meio da calorosa perseguição do Anticristo, pois não se curvaram diante de suas ordens demoníacas. No entanto, para outros teólogos que não fazem distinção entre Igreja e Israel, a multidão e os 144.000 são um mesmo povo, pois eles acreditam que a Igreja no Novo Testamento é o verdadeiro Israel de Deus (Gl 6.16).

CONCLUSÃO
Ao estudar esta lição, você pôde observar a providência amorosa de Deus para com Israel, para com a humanidade e para com o Planeta. E viu também que sua justiça e santidade não são limitadas por seu amor e paciência. No tempo oportuno, os pecadores impenitentes serão julgados e para sempre castigados junto com o líder e protetor deles Satanás. Portanto, “se hoje ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureçais o vosso coração”.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário