sábado, 30 de junho de 2012

LIÇÃO 01 - A Divindade de Jesus



INCENTIVO À LEITURA
SUBSÍDIO 01 (Passagens do Novo Testamento que Provam a Divindade de Jesus Cristo)


TEXTO ÁUREO
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Jo 1.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1.      Apresentar Jesus como tema central do Evangelho de João;
2.      Mostrar que Jesus foi rejeitado e que podemos também ser;
3.      Revelar aos homens que Jesus é Deus.

INTRODUÇÃO
O propósito maior do Evangelho de João é afirmar que Jesus é o Filho eterno de Deus (Jo 20.31). O autor, segundo a tradição judaico-cristã, é o próprio João, o apóstolo. Ele é aquele discípulo a quem Jesus amava e que estava presente na última ceia, na crucificação, e ao túmulo vazio do Senhor. Na Bíblia, há quatro livros biográficos sobre Jesus, os primeiros três são geralmente conhecidos como sinóticos. João é impar porque nos ajuda a entender os outros três. Pois dá uma interpretação mais profunda da vida do Senhor.

1. QUEM É JESUS SEGUNDO JOÃO?
O Evangelho de João é, obviamente, notável por suas referências à divindade de Jesus. Já no princípio de seu livro, João expressa particularmente essa ideia: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).
  
2. A ENCARNAÇÃO DE JESUS
Jesus veio ao mundo como um ser totalmente humano. Um conhecido judeu do I século d.C., participando de todas as atividades de um ser humano comum. Diferente de reencarnação, Ele de fato encarnou, fez-se homem e habitou entre nós (Fl 2.5-8). E  manifestou-se entre os homens como luz do mundo (Jo 1.4). Veio para eliminar as trevas profundas da humanidade. Essa é uma verdade essencial, negada terminantemente pelos gnósticos da época. Eles afirmavam que a encarnação de Jesus não teria sido real (1Jo 4.2,3). Mas João consegue provar que, de fato, Ele esteve entre os homens.
  
3. AS BÊNÇÃOS DA ENCARNAÇÃO
Jesus, ao encarnar e viver entre os homens, comunicou suas bênçãos, enriquecendo a experiência humana com o que há de melhor do céu, a Sua própria natureza. Sua presença modificou comportamentos, trouxe esperança e pavimentou as estradas esburacas da alma humana. Sua graça, Sua verdade e Sua glória, marcaram para sempre, a história dos homens (Jo 1.14, 17).

CONCLUSÃO
O evangelho de João procura mostrar de fato quem Jesus é, ele revela a sua identidade divina sem rodeios, mas de forma axiomática. Ele não se distancia das questões difíceis de seu tempo que envolvia necessidade de respostas mais bem elaboradas, ele vai profundamente a fonte de Vida e, com ousadia, traz de lá o seu ensino e pregação eloquentes. Nem tampouco ele tem medo de inovar fazendo uso das filosofias gregas, mostrando quem de fato era o Verbo verdadeiro.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário