sábado, 16 de junho de 2012

LIÇÃO 11 - O Filho Reina para Entregar o Reino ao Pai


TEXTO ÁUREO
“E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso reina”. Ap 19.6

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que Deus jamais deixará de justificar aqueles que recebem a justiça de Cristo;
Tornar relevante a submissão a Cristo como requisito para entrar no reino de Deus; e
Reforçar que a justiça de Deus é sempre aplicada no tempo, na medida e no modo certo.


INTRODUÇÃO
Cristo derrubará todo governo e autoridade e depois virá o fim da presente era, quando Ele entregar o reino a Deus, o Pai (1Co 15.24-26). Os eventos proféticos narrados em Apocalipse 19.11-21 a 20.1-15 enumeram esses governos e autoridades humanas e os inimigos de Cristo. Relatam também como será o fim deles. Falam ainda, da inauguração do Milênio, quando inicia o processo de restauração da Terra redimida e purificada, durante o qual Cristo reinará, e vencerá, e julgará todos os demais inimigos, inclusive a morte. Confira

1. O CAVALEIRO DO CAVALO BRANCO E O SEU SÉQUITO
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os Seus olhos são como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas...” (Ap 19.11.12). Essa descrição não deixa dúvida de que Cristo é o Cavaleiro.

2. A VITÓRIA DE CRISTO SOBRE AS BESTAS E OS DEMAIS OPOSITORES
A vitória de Cristo sobre a Besta e sobre o falso profeta será precedida de uma grande celebração da vitória. A expressão ‘aleluia’ que aparece quatro vezes (Ap 19. 1-6), é um convite a toda a terra para festejar dois eventos a destruição da grande prostituta (Ap 19.2) e o surgimento da esposa do Cordeiro (Ap 19.7). Esta vitória compreende três aspectos:

2.1. O Julgamento da Besta
2.2. O julgamento da feitiçaria e dos feiticeiros
2.3. O julgamento preliminar dos exércitos humanos

3. O MILÊNIO E O FIM DO DRAGÃO E DOS SEUS SEGUIDORES
O capítulo 20 de Apocalipse serve de base para muitas especulações sobre o futuro da humanidade. De fato, nele se fala da prisão de Satanás por mil anos, do Reino de Cristo que durará um milênio; de Satanás solto ao final de dez séculos e reunindo as nações contra o acampamento dos santos; e da cidade amada. Tudo isso, inflama a imaginação. Portanto, os três pontos serão estudados neste tópico.

3.1. A prisão do dragão
3.2. O Reino de Cristo
3.3. Os últimos movimentos do dragão

CONCLUSÃO
O lago de fogo é um lugar de eterno sofrimento. Para lá irão todos cujos nomes não constarem do Livro da Vida, por terem rejeitado a Cristo e Sua eterna salvação (Mt 25.41). Portanto, mesmo com risco de sermos ridicularizados, temos que mostrar aos incrédulos o terrível destino deles, caso persistam em sua rebeldia contra o Criador. Que nossa pregação seja enfática, vívida e dramática. Pode ser que diante da visão de um lago de fogo que aguarda os que não se arrependem, nossos ouvintes possam se salvar.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário