quinta-feira, 21 de junho de 2012

LIÇÃO 12 - A Plenitude da Redenção



TEXTO ÁUREO
“E o que estava assentado sobre trono disse eis que faço novas todas as coisas”. Ap 21.5

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o Apocalipse revela e resume o propósito de Deus para todas as suas criaturas;
Ensinar que nesse propósito, a igreja de Cristo, ocupa uma posição especial; e
Conduzir a igreja a corresponder em fidelidade e amor a sua posição em Cristo.

INTRODUÇÃO
“E o que estava assentado sobre o Trono disse Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me escreve, porque estas palavras são e verdadeiras e fiéis. E disse-me mais está cumprido. Eu Sou o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim... Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho” (Ap 21.5-7).

1. NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). Estas palavras apontam para uma visão global da restauração de todas as coisas e incluem:
1.1.Um novo céu
1.2.A restauração da raça humana
1.3.Não haverá mais nenhuma contaminação (Ap 21. 1)

2. A NOVA TERRA
O resgate do planeta ocorrerá entre a sexta e a sétima trombeta (lição 6); a purificação completa, no derramamento das sete taças, quando ervas daninhas, pragas, pestes, insetos nocivos, enfermidades e toda sorte de males serão removidos (lição 9); mas a restauração ocorrerá durante o Milênio.  “... águas arrebentarão no deserto, e ribeiros no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta em mananciais de águas...” (Is 35. 6.7). A Terra se transformará em um paraíso. Bem regada, solo fértil e produtivo, onde brotarão as boas sementes que resistirem ao fogo purificador.

3. OS HERDEIROS DE TODAS AS COISAS
Não temos como listar “todas as coisas” que os vencedores herdarão (Ap 21.7). Elas estão muito além daquilo que nossos olhos viram e que nossos ouvidos ouviram, e que nossos corações desejaram (1Co 2.9). Por isso, este tópico enumerará apenas alguns herdeiros principais que aparecem com clareza nas profecias e a parte da herança mais nítida na revelação.

CONCLUSÃO
Os juízos do Apocalipse, não são um fim em si mesmos, antes, fazem parte do processo redentivo, cujo objetivo final é a restauração de todas as coisas. A nova Terra não será a morada da esposa do Cordeiro, mas de todas as pessoas e povos que forem redimidos depois de encerrada a era da igreja, sobre os quais ela reinará gloriosa.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário