sábado, 23 de junho de 2012

LIÇÃO 13 - As Sete Bem-Aventuranças do Apocalise


TEXTO ÁUREO
“Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Ap 1.3


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Levar o aluno da EBD à leitura assídua do Apocalipse;
Orientar que a dificuldade de entender o Apocalipse não implica falta de espiritualidade; e
Insistir na importância da leitura e pregação do Apocalipse para estimular a igreja à santificação e ao serviço.

INTRODUÇÃO
Você se lembra Sete é o número das coisas completas, as quais nada mais se adicionam. Portanto, as sete bem-aventuranças do Apocalipse contêm todas as bênçãos necessárias à vida cristã e, são para você, meu querido irmão, que cheio de fé e temor de Deus, deteve todo este trimestre no estudo deste maravilhoso livro. Vamos conhecê-las, mais de perto, agora

1. PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam todas as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” ( Ap.1.3). Esta bênção está relacionada com a atitude de cada pessoa para com as revelações, e admoestações, e advertências que Jesus faz às igrejas, através do Apocalipse. É uma bênção tríplice, que envolve ler, ouvir e guardar.

2. SEGUNDA, TERCEIRA E QUARTA BEM-AVENTURANÇA
“Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras os sigam. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”. (Ap 14.13; 16.15; 19.9). Vamos a estas três beatitudes que encerram preciosas verdades, às quais faremos bem em prestar atenção.

2.1.Bem-aventurados os mortos no Senhor
2.2.Bem-aventurados aqueles que vigiam
2.3.Bem-aventurados os convidados à ceia

3. QUINTA, SEXTA E SÉTIMA BEM-AVENTURANÇA (AP 20.6; 22.7,14)
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos”. (Ap 20.6).

CONCLUSÃO
As sete beatitudes espalhadas pelo Apocalipse são profecias de estímulo à resistência, ao testemunho, a pregação e a celebração antecipada da nossa vitória em Cristo. E, “Aquele que testifica estas coisas diz Certamente, cedo venho.”. E nós dizemos “Amém. Ora, vem, Senhor Jesus”.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário