sábado, 25 de agosto de 2012

LIÇÃO 09 - Homossexualidade: é possível vencê-la


Um bom planejamento irá lhe ajudar a firmar as ideias e dar uma aula com segurança. A imparcialidade fará com que você não se refira apenas ao indivíduo  mas à situação discutida, esta é a estratégia da lição.
O foco será nas práticas homossexuais como fatores que estão distantes do plano de Deus para a humanidade. Um pecado que tem interferido na estrutura de muitas famílias de nosso século e que deve ser combatido, para isso devemos estar firmemente conscientes do que é correto e errado diante dos propósitos de Deus pra o homem.

OBJETIVO: O aluno conhecerá o projeto original de Deus para a humanidade e poderá, com todo o respeito, combater as falsas verdades que sobrevierem a ele sobre o assunto.

Estude posições religiosas acerca do assunto. Observe os argumentos do Pastor Silas Malafaia relacionados ao assunto, ele tem sido reconhecido nestes últimos dias por sua luta ferrenha contra imposições protagonizadas pelo movimento gay à sociedade atual.

Vamos lá... Ressalte o tema da lição. Logo após peça para um de seus alunos levantar uma oração para o início da aula.
Como sempre, é interessante uma análise do que aconteceu durante a semana.

Romanos 1: 25 é a nossa Mensagem Valiosa.

INTRO.
Este é um tema bastante explorado na mídia atualmente, e por ser tão corriqueiro torna-se para muitos algo normal em nossa sociedade.
Falar sobre a atualidade do tema homossexualismo não é deixar de lado a presença deste desde os primórdios da humanidade. Por tanto, a bíblia que tem ideias claras sobre toda e qualquer experiência que possa ser vivida pelo ser humano, tem também posições consideráveis para fortalecer a sua aula.
Paulo adverte a igreja de Roma a respeito do homossexualismo, relaciona este problema também à cegueira humana que faz com que o homem mude a verdade de Deus em mentira.
Explane sobre o homossexualismo como um problema emocional e espiritual que pode começar na adolescência, quando o adolescente em sua solidão, para suprir a carência e a curiosidade encontrando alguém que possa interagir com sua sexualidade, se entrega á primeira pessoa de sua confiança. Por isso, é preciso ter sempre atenção redobrada nesta etapa da vida.

1 – HOMOSSEXUALIDADE À LUZ DA BÍBLIA
A homossexualidade se define como “atração erótica entre duas pessoas do mesmo sexo” e a bíblia chama tal prática de pecado abominável e prostituição. Lembre que todo pecado que o homem comete é para fora do corpo, mas a prostituição é contra o próprio corpo, que é templo do Espírito Santo.
Deus criou o homem e a mulher, ou seja, macho e fêmea e os entregou ao matrimonio. Qualquer união que não esteja dentro desta condicionalidade está, também, fora da vontade de Deus.

LEIA 1 Co 6: 9, 10
Explane sobre o conteúdo dos versículos lidos pontuando aqueles que não herdarão o Reino de Deus.

PECADO X PECADOR
Amar o pecador não significa aceitar ou concordar com as práticas dele, ou seja, com o pecado dele. O importante de se meditar e entender uma ideia destas é perceber que não devemos tratar mal, ou escarnecer de ninguém independente de suas práticas, pois todos são criaturas feitas pelas mãos de Deus e que na verdade, têm suas almas sedentas por transformação.
O pecado afasta o homem de Deus, mas não faz com que ele deixe de ser criação de Deus.

2 – DEUS PODE MUDAR TODAS AS COISAS
Deus tem o poder de mudar todas as coisas de modo que nada por ser impossível para Deus, nisto está incluso todos os problemas que para o homem é impossível. E se tratando de coisas espirituais, só Deus sendo Espírito pode interferir, pois o homem que é carne não tem poder para interferir no que é espiritual, o que o homem precisa fazer é crer, que Deus pode sim mudar todas as coisas.

A verdadeira libertação é aquela que vêm por intermédio de Jesus Cristo. “Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres”, Jo 8: 36.

3 – UM CONVITE IRRESISTÍVEL
MATEUS 11: 28
Explore o máximo que puder este versículo.

Termine a aula com uma oração, intercedendo a Deus por suas vidas em todas as áreas delas.

PONTO FINAL: Devemos pedir sabedoria a Deus para lidarmos com questões delicadas como homossexualidade. Temos a responsabilidade de alcançar, através do Evangelho, a libertação das pessoas cativas pelo diabo e apresentar-lhes Cristo, nosso libertador!

Você prepara a aula, mas não sabe quais serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 09 “Homossexualidade: é possível vencê-la” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 25 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário