quinta-feira, 6 de setembro de 2012

LIÇÃO 10 - Renúncia: O Segredo Para Frutificar



TEXTO ÁUREO
“E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”. Lc 14.27
  
OBJETIVOS DA LIÇÃO
  1. Apresentar Jesus como o exemplo máximo de resignação;
  2. Demonstrar que os princípios apresentados por Jesus precisam ser postos em prática;
  3. Mostrar o privilégio e a alegria de evangelizar a humanidade.
 INTRODUÇÃO
O Mestre de Nazaré é nosso exemplo máximo de resignação, que desceu de Sua glória,  fazendo-se carne para realizar a obra salvadora profetizada há muitos séculos antes dEle. Todos os princípios por Ele esposados são normativos para um trabalho evangelístico de sucesso hoje. Precisamos conhecê-los e pô-los em prática já.

1. O PREÇO DO DISCIPULADO
Morte não é para muitos um assunto agradável para se falar, ler ou escrever. A morte, no entanto, é algo comum, embora nunca nos acostumemos com ela. Na verdade, a morte é um elemento natural e indispensável à natureza. Ao olharmos para ela, na natureza ela não nos incomoda, mas a nós como indivíduo sim por que somos indivíduos que, apesar de sofridos, gostamos de viver. Mas Jesus nos convida a tomarmos a nossa cruz a cada dia, isso tem um sentido profundo que estudaremos a seguir.
 1.1. Morte do grão de trigo
1.2. Morte, perdas ou esvaziamento
1.3. Com a morte, a nova vida

2. AS CONDIÇÕES PARA FRUTIFICAÇÃO
A genuína vida cristã é para ser expressada de uma única maneira, imitando a Jesus Cristo, sendo como Ele foi e fazendo o que Ele fez. Não se trata de algo sem graça, sem vida e nenhum pouco atraente. Sabemos que as pessoas tem temperamentos e personalidades diversos, o que torna muito interessante como Cristo é manifesto através dos membros pertencentes ao seu corpo. Mas para que estes discípulos tenham condições de fruticarem, ou seja, tornarem-se discípulos multiplicadores é necessário alguns requisitos.
2.1. A Boa semente
2.2. Boa terra
2.3. Uma parceria com Deus

3. OS MUITOS FRUTOS
Não preciso ser muito inteligente para entender que numa lavoura nada acontece por acaso. Como vimos acima a frutificação é resultado de um esforço combinado entre Deus que dá a semente, o lavrador (evangelizador) que prepara a terra e a boa semente, etc. Devemos observar que esse processo leva tempo, porém os resultados de uma boa colheita seja para o fazendeiro ou o agricultor celestial concedem um prazer indizível.
  
CONCLUSÃO
Temos o privilégio grandioso e ímpar de viver o Evangelho e a honra de proclamá-lo sob as mais variadas formas. Tal trabalho é desejável e devemos nos ocupar em fazê-lo, portanto sejamos agricultores ousados, empenhados, estratégicos e pacientes na seara do Senhor. Consideremos que a resignação será o preço a ser pago pelo discipulado e a grande prova de que amamos ao Senhor. Porque sem esse preço não teremos os resultados almejados.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário