sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LIÇÃO 06 – O Pecado e Suas Consequências


Amar o que se faz! Fazer um trabalho de qualidade perpassa por esta ideia.
Não pode colher bons frutos aquele que não encara o cultivo como uma atividade prazerosamente necessária.


OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de definir o que é pecado, conhecer a sua origem e as consequências para o homem.

Coloque a mensagem valiosa em um cartaz e destaque as palavras “MORTE” e “VIDA” para a leitura inicial.

Peça para aluno orar apresentando ao Senhor a aula que se seguirá, em seguida leia com todos a Mensagem Valiosa (Rm 6: 23) e a verdade aplicada.

Trataremos sobre o pecado em três pontos distintos como descritos acima: conceito, origem e consequências.
Escreva no centro de um quadro ou cartaz a palavra “PECADO” e usando a associação de palavras pela para que os alunos falem palavras que lembram a palavra pecado.


INTRO.
LIVRE ARBÍTRIO
Deus, ao criar o homem à sua imagem e semelhança deu a ela também o livre arbítrio, o que faz com que o homem tome e se torne responsável por suas próprias decisões. Neste retrato de liberdade surge o pecado. Isso foi há bastante tempo, mas até hoje o pecado no mundo está.
Não se estenda tanto na introdução, para poupar argumentos para os tópicos que virão e já falarão sobre o significado, origem e consequências do pecado.

1 – O QUE É PECADO?
Entregue a cada adolescente uma folha de papel A4 e peça para copiarem o esquema feito no quadro/cartaz no início da aula.
CONCEITO
Temo com conceito principal a palavra erro. É mencionado no A.T. como “hatta’t”, que sugere “errar o alvo” e no N.T.  como “hamartia” também no sentido de “errar o alvo”. Conclui-se como todas as ações que desagradam a Deus e confronta-se com a sua palavra.

Outras palavras e expressões lembram e se atrelam às características do pecado:
Errar / rebelar-se / passar dos limites / causar dano, dor ou tristeza / criar ciladas / se deixar seduzir por coisas erradas / se opor à justiça / perversidade / depravação / transgressão / infidelidade / falta de fé / impiedade / irreverência / perder o caminho / fracassar / deixar-se levar por engado.
Relacione algumas dessas palavras ao esquema feito no quadro/cartaz e peça para os alunos transcreverem na folha recebida.
ESCOLHA x CONSEQUÊCIA
Ver dinâmica sobre. Pode ser no final da aula.

2 – A “ORIGENS” DO PECADO
Trato o segundo tópico com o termo “origens” pelo fato de termos registrados dois primórdios para o pecado.
O primeiro registro de pecado que temos surgiu no céu, entre os anjos, quando Lúcifer liderou uma rebelião com a terça parte dos anjos contra Deus. Eis o primeiro ato de rebeldia.
O segundo, foi o primeiro pecado humano. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no jardim do Édem persuadidos pelo diabo que estava em forma de serpente.

3 – AS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
Deus havia provido tudo para o bem do homem e havia proibido uma única coisa.
Após o pecado do homem sucederam algumas consequências:
a)     Seus olhos foram abertos, o homem passou a conhecer o mal;
b)    A comunhão e a amizade com Deus foram interrompidas;
c)     O homem deixou de ser inocente.


DOR, SUJEIÇÃO E SOFRIMENTO
Foi o que por fim, Adão e Eva receberam por consequência à suas desobediências. Até hoje as consequências do primeiro pecado humano se estendem e trazem ao homem MORTE e AFASTAMENTO DE DEUS.
Mas Deus é um Deus de perdão, quer que estreitemos o relacionamento com Ele e viver uma vida com abundância perto dEle. Deus nunca desejou o mal ao homem e por isso já tinha um plano desde um início. Veremos isso na próxima lição.

Observe se o objetivo proposto para essa lição foi alcançado e finalize a aula.

PONTO FINAL: Entregue para os alunos um cartão com a palavra em 1João 1: 9. Logo peça que eles tragam à memória algum pecado que tenha cometido. Encerre com uma oração e peça para que orem individualmente pedindo ao Senhor perdão por suas falhas.


Você prepara a aula, mas não sabe quais serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.

Material Utilizado:
·         Cartolina e pincel atômico
·         Folhas de Ofício A4
·         Lápis ou caneta (material dos alunos)
·         Cartão (1Jo 1: 9)

Plano de Aula – Lição 06 “O pecado e suas consequências” – Revista Adolescer +, 4º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 08 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário