sábado, 12 de janeiro de 2013

LIÇÃO 02 - Seus Valores e Sua Família



Antes de Iniciar a aula distribua entre os alunos pedaços de papel de diversas cores... Cada aluno escolherá a cor que mais gosta dizendo o porque da escolha. (Verde, vermelho, amarelo, azul, violeta, marrom, cinza, preto, branco, laranja ou rosa).
Peça para guardarem o papel até o final da aula.

OBJETIVO: Reconhecer que os valores divinos que sustentam a família e aplicá-los em sua casa.

Peça para um dos alunos orarem dando início à aula, em seguida leia a  Mensagem Valiosa (Fp 4: 7) e a  Verdade Aplicada.

Fazendo associação de ideias escreva a palavra “valores” no quadro e junte a ela as palavras associadas que os seus alunos disserem. Em seguida leia num dicionário o significado da palavra, combine com o sentido central extraído do quadro e elabore um conceito para ser trabalhando durante toda aula.

INTRO.
Nossos valores são aquilo que concordamos ser corretos e que, portanto praticamos. Expressam nosso caráter, conduta, decisões e formas de pensar. Nossos valores recebem influencia de diversos meios: família; escola; igreja...
Os valores divinos são os devem prevalecer em nossas vidas.

1 – A IMPORTÂNCIA DOS VALORES DIVINOS PARA SUA FAMÍLIA.
Se guiar pelos valores divinos faz com que convivamos harmoniosamente com toda sociedade, e isso começa em nossa família. Ter valores é mais do que simplesmente seguir uma regra, valores dão sentido pleno a uma vida honrosa e respeitável.
Sabemos que é ordem de Deus respeitar pai e mãe, e se guiar pelos valores divinos, nos faz ir além do que apenas seguir esta regra. Como você tem honrado os seus pais.

2 – IDENTIFIQUE SEUS PRÓPRIOS VALORES
Nossos valores são identificados de acordo com as nossas ações e como as justificamos. Conhecer suas reações diante de diversas situações mostra que você se conhece e sobre quais valores pauta a sua vida.
Aplique a atividade: “Meus valores”.

3 – OS VALORES DE DEUS x OS SEUS PRÓPRIOS VALORES
Peça para que todos abram suas bíblias em Provérbios 16: 2 e leia em uníssono.
Este versículo é uma chamada para compararmos os nossos valores com os de Deus. Devemos fazer com que eles sejam sempre os mesmos.
Quando os seus valores não forem os mesmo valores de Deus, abra mão dos seus.
Lembre-se, quando as pessoas te veem, elas devem ver a imagem de Jesus. Já pensou nisso?

CONCLUSÃO
Conclua a lição com a dinâmica do papel colorido. Leia o significado de cada cor como na dinâmica “Qual a cor que você mais gosta?” e conclua dizendo que as nossas escolhas revelam muito do nosso caráter. Assim é com todas as escolhas de nossas vidas.
Recolha as atividades e não comente nada, corrija-as as casa e depois poderá conversar com os alunos individualmente ou em grupo.
Veja se todos responderam a atividade proposta na revista e se o objetivo da lição foi alcançado.
Ore e encerre a aula.

Material Utilizado:
·         Folhas de colorido (Verde, vermelho, amarelo, azul, violeta, marrom, cinza, preto, branco, laranja ou rosa).

Plano de Aula – Lição 02 – Revista Adolescer +, 1º Trimestre de 2013.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 12 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário