quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 07 - A Instituição do Discipulado


TEXTO ÁUREO
“Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as no nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Mt 28.19

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar que o discipulado é o que o Mestre nos pediu para fazer;
2. Apresentar quem Jesus de fato é para que desse tal ordem;
3. A quem compete por em prática o exercício do discipulado.

INTRODUÇÃO
A palavra discipulado vem do latim “discipulatu” e quer dizer aprendizado. Quando dizemos discipulado bíblico, referimo-nos ao aprendizado de quem Jesus é e do que nos ordenou a fazer à luz da Bíblia Sagrada. Enquanto que evangelizar é transmitir, propagar as boas novas a todos, discipular é um compromisso mais profundo e envolvente através do ensino, convivência e exemplo, basta olharmos para Jesus e veremos isso, é o que faremos a seguir:

1. O MESTRE JESUS CRISTO
O discipulado visa, mediante o ensino no poder do Espírito Santo, gerar Cristo nos corações (Gl 4.19). Quer dizer, a transformação de vidas, de pensamentos e de atitudes, evidenciando a habitação de Cristo no viver do novo discípulo (2Co 5. 17; Gl 2. 20). Mas só se conseguirá realizar tal missão, aquele que estiver plenamente cônscio de quem Jesus é com absoluta convicção.

2. A GRANDE COMISSÃO
Quando o Mestre ordenou a prática do discipulado, Ele o fez com alguns critérios em relação aos que Ele mandou, quer dizer, só poderiam discipular aqueles que desfrutaram da associação com Ele, que se tornaram testemunhas oculares de seus milagres e ressurreição, e por último, pessoas que foram efetivamente transformados. Tais exigências vigoram hoje por serem princípios fundamentais.

3. POR QUE DEVEMOS DISCIPULAR?
Atualmente temos duas realidades contrastantes em relação à divulgação do evangelho: a primeira é que muita propaganda dele tem sido feita no mundo; segunda, o avanço de um paganismo e descristianização da sociedade através das artes e do secularismo em todas as áreas. Às vezes, pensamos nas nações, povos e etnias sem o evangelho e nos preocupamos, isso é legítimo, mas nos descuidamos de discípular nossos filhos, amigos e vizinhos, por isso precisamos voltar ao princípio.

CONCLUSÃO
Posto que, ninguém faz discípulos para si, mas para o reino de Deus através de sua vida do lugar onde estamos. Regressar ao discipulado bíblico é uma exigência urgente em nossos dias, por se tratar um retorno ao método primitivo do cristianismo com toda e sua eficácia, sem necessariamente abrirmos mão dos meios modernos de comunicação.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário