quarta-feira, 27 de março de 2013

RESUMO CONCLUSIVO - 1º Trimestre de 2013



MEMORIZANDO O QUE APRENDEMOS NAS 13 LIÇÕES DA REVISTA
“VIDA CRISTÃ VITORIOSA”

Lição 1 – o retorno ao primeiro amor
Nesta lição estudamos sobre a necessidade de voltarmos ao primeiro amor. Tal retorno significa voltar ao amor original, com as primeiras práticas cristãs. Estudamos a mensagem de João a uma das sete igrejas da Ásia. Saber como eles perderam o seu primeiro amor, e descobrir que, apesar de toda a sua frieza espiritual, era possível eles retornarem ao início de tudo. Aprendemos que a mensagem de Jesus à Igreja que estava na cidade de Éfeso denunciava sua frieza espiritual, sem, contudo, deixar de reconhecer suas virtudes na defesa da fé cristã. Aquela igreja não havia deixado de ser povo de Deus, mas precisava urgentemente voltar à prática original da fé, pois eles haviam esquecido o primeiro amor, e não se importavam mais com esse tema.

LIÇÃO 2 – a importância do ensino cristão
Vimos como o ensino cristão atua na vida como um todo. Ele abarca todos os aspectos da vida humana, tanto para o presente como para a eternidade. Na família ou no indivíduo, o seu impacto é sempre positivo. Sua fonte de autoridade são as Escrituras, e seus propósitos são fundamentais para promover progresso social. Estudamos sobre a natureza, os propósitos e os resultados desse ensino, cujo coração pode se resumir pelo fato de Jesus Cristo viver através de nós, a sua igreja; e que isso é demonstrado quando desenvolvemos o sentimento de amor em nós mesmos nas três direções como falamos acima. É dessa maneira que não vivemos meramente, mas que espelhamos o Filho de Deus para que todos vejam e tenham oportunidade de viver segundo a sua graça, amor e poder.

LIÇÃO 3 – a ignorância de uma geração
Nesta lição estudamos sobre os grandiosos feitos de Deus na geração de Josué. Como o povo de Israel desfrutou com intensidade, da prosperidade divina enquanto estiveram no caminho da obediência com Ele, usufruindo de uma vida de qualidade, muita chuva, terras férteis e abundantes colheitas. Vimos que, no entanto, foram contaminados com os costumes dos pagãos e apostataram da fé. Mas vimos ver que a importância de um legado espiritual pode fazer toda a diferença para as gerações futuras.
Aprendemos que embora o cristão, como qualquer outra pessoa, aprenda com seus próprios erros e sofrimentos, a maioria deles são desnecessários, uma vez que tudo quanto foi registrado nas Escrituras é destinado para o nosso ensino, consolação e esperança (Rm 15.4). Não é necessário, por exemplo, que Deus cerre as janelas e as portas do céu contra o nosso crescimento financeiro, mas, às vezes, fá-lo para nos conduzir de volta a sua presença, caso contrário, o prosperar, sem Ele, poder-nos-ia levar a uma derrota total e eterna.

LIÇÃO 4 – joão batista, um homem resignado
João era de origem simples, como vimos nesta lição, porém, de uma grandeza admirável. Apesar de ter hábito alimentar e vestuário heterodoxos dos seus contemporâneos, ele conseguia ser uma poderosa fonte de influência para eles, no que tangia a esperança do reino messiânico. É tanto, que as suas raízes, sua missão e sua autoresignação fizeram dele uma estrela de primeira grandeza no cenário bíblico de sua época.
Aprendemos que assumir uma posição profética em toda sua dimensão bíblica exige um elevado grau de maturidade, de fé e de muita resignação. Se nos poupamos do sofrimento, se agimos sempre “dando um jeitinho” e somos infantis assumindo uma posição dúbia (em cima do muro), Deus não pode contar conosco para o exercício profético. Apenas há vida multiplicada quando a semente morre (Jo 12.24).

LIÇÃO 5 – liderança em tempos de reformas
Nesta lição vimos que a situação social e religiosa que precedeu à reconstrução de Jerusalém, sob a liderança de Esdras, Zorobabel e Neemias, foi a de completo abandono. Com a expatriação das classes sociais mais influentes para a Babilônia em três etapas, a condição das terras de Judá e principalmente de Jerusalém foi a de desamparo e de extrema pobreza. Os que retornaram agora juntos com os nativos precisavam de uma liderança reformadora, o que coube a Zorobabel, Esdras e Neemias. Constatamos que apesar dos grandes desafios, esse foi um tempo de prosperidade e de alegria para os judeus, que retornaram para as suas terras, reconstruíram o templo, os muros, a cidade, retomaram o comércio, etc. Todavia, não teriam conseguido sem líderes capazes como Esdras, Zorobabel, Neemias e vários outros reformadores.
Concluímos e aprendemos que realizar a obra de Deus é se mover, empreender reformas, é ter coragem para um recomeço na vontade d’Ele. Se assim é, mexa-se e faça cada um a sua parte!

LIÇÃO 6 – o exercício do dom de profecia na igreja atual
Esta lição nos mostrou que a falta de conhecimento dos dons espirituais deve ser combatida com o bom ensino. Porém, lamentavelmente, nunca houve tanto desconhecimento acerca do dom de profecia como em nossos dias. Há questionamentos que vão desde os mais banais até os mais sérios. É impossível responder a todos numa única lição. Na verdade, precisaríamos de um livro inteiro para isso, mas tratamos aqui alguns dos principaisquestionamentos acerca do tema.
Ao final do estudo concluímos que todos devem buscar com zelo o dom de profetizar, posto que pela graça tal manifestação é amplamente acessível aos membros do corpo de Cristo. Aprendemos que enquanto a Igreja estiver neste mundo, ela manifestará a sabedoria de Deus através dos dons que poderão ser exercidos por fé e pela manifestação que for concedida a cada um para proveito geral.


LIÇÃO 7 – a instituição do discipulado
A palavra discipulado vem do latim ‘discipulatu’ e quer dizer aprendizado. Quando dizemos discipulado bíblico, referimo-nos ao aprendizado de quem Jesus é e do que nos ordenou a fazer à luz da Bíblia Sagrada. Enquanto que evangelizar é transmitir, propagar as boas novas a todos, discipular é um compromisso mais profundo e envolvente através do ensino, convivência e exemplo, basta olharmos para Jesus e veremos isso, é o que vimos na sétima lição.
Nesta lição aprendemos que ninguém faz discípulos para si, mas para o reino de Deus através de sua vida do lugar onde estamos. Vimos que regressar ao discipulado bíblico é uma exigência urgente em nossos dias, por se tratar um retorno ao método primitivo do cristianismo com toda a sua eficácia, sem necessariamente abrirmos mão dos meios modernos de comunicação.

LIÇÃO 8 – o legado de jesus cristo para sua igreja
Uma das importantes características de Jesus era a capacidade de transformar os seus discípulos em pessoas ativas, dinâmicas e com habilidade de transmitir suas ideias. Ele não idealizou um grupo de homens e mulheres passivos, tímidos, com a personalidade anulada. Antes os encheu do Espírito Santo após sua ressurreição para que levassem o seu legado a humanidade.
Nesta lição vimos que Cristo Jesus compartilhou conosco toda a sua herança sem jamais empobrecer, então somos co-herdeiros com Ele. Seu propósito foi tornar-se um modelo vivo de inspiração para todos nós neste particular. Aprendemos que cumpre a nós deixarmos também um legado, devemos pensar hoje, em como queremos ser lembrados no dia do nosso sepultamento.

LIÇÃO 9 – a teologia da prosperidade e o cristianismo puro e simples
Nesta lição, aprendemos mais a fundo sobre a teologia da prosperidade, um movimento de origem inglesa, mas com enorme receptividade no Brasil, que surgiu a partir de 1980. A teologia da prosperidade também é conhecida como “confissão positiva”, “palavra da fé”, “movimento da fé” e “evangelho da saúde e da prosperidade”. Ao contrário do que se imagina, as doutrinas desse movimento não surgiram no pentecostalismo, e sim de algumas seitas sincréticas da Nova Inglaterra. No entanto foi exatamente no meio pentecostal que essa teologia mais conseguiu se firmar.
Aprendemos através deste estudo que ter bens materiais não significa necessariamente ser próspero na linguagem bíblica, e que valorizar a pobreza também não é sinal de humildade cristã.
O que precisamos entender acima de tudo é que os bens que possuímos são dádivas de Deus para suprir nossas necessidades e nos trazer satisfação pessoal. Mas não podemos nos esquecer, em momento nenhum, que se temos bens materiais é porque temos a oportunidade de dividir com quem não tem.

LIÇÃO 10 – a bíblia revela a soberana vontade de deus
Como fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. Nesta lição vimos que a Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.
Após termos estudado sobre o tema as Escrituras como Palavra de Deus, todos nós estamos mais preparados para seguir nossa jornada de fé rumo ao alvo que é Cristo. Não podemos esquecer que, somente através do estudo sistemático da Bíblia Sagrada, é que conseguiremos ter uma fé mais forte diante das grandes dificuldades que essa vida nos proporciona. Que possamos amar a Bíblia a semelhança do salmista que disse “Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).

 LIÇÃO 11 – a parábola do filho pródigo e as lições para a igreja atual
Nem todos os judeus aceitaram Jesus como o Messias, todavia isso não fez com que Ele parasse a sua missão. O seu caráter não foi afetado, apesar da toda a oposição da religiosidade de homens maus. Apesar de toda a pressão, continuou em direção ao triunfo da ressurreição, sem intimidar-se com a turba que o oprimia, tentando desviar de sua gloriosa missão. E, na rejeição de seu povo (Jo 1.11,12), foi buscado pelos que não perguntavam por ele, foi achado por aqueles que nunca o buscaram, pessoas que não conheciam o seu nome, receberam a oportunidade de serem recebido por Ele (Is 65.1).
O que percebemos, através de Lucas 15, é que o Senhor Jesus, apesar de respeitar a sua cultura, não estava de acordo com ela, pois os judeus tinham uma repulsa pelo que era novo, evitavam os estrangeiros, taxando-os de cães, quer dizer daquela maneira nunca trariam os gentios a fé no Deus verdadeiro. Devemos ter cuidado com a nossa maneira de pensar, Deus não é patrimônio de religião, templo ou nação alguma, ou mesmo denominação, pois a visão divina é de longo alcance, é incluível e eterna. E se não tivermos cuidado com os nossos pensamentos, nós é que seremos cortados da relação com Ele.

LIÇÃO 12 – jesus cristo é o maior e único de todos
Nesta lição vimos que, após um circuito de pregação itinerante junto dos discípulos e a realização de muitos milagres, Jesus sofreu grande oposição por parte dos escribas e fariseus. E aí se vê obrigado a reagir em defesa de seu trabalho. Os líderes religiosos censuram a inobservância do sábado dos discípulos, pois Jesus os ensinou mais sobre o valor das pessoas do que a observância de dias. Por isso também eles o acusaram de operar exorcismo e curar pelo poder de belzebu. O Mestre então reagiu revelando a sua grandeza, e repreendeu-os severamente em sua incredulidade e malícias. Aqui está quem é maior, a sabedoria e o poder de Deus, Cristo Jesus.
Escândalo para uns e loucura para outros. Nem a perseguição ou a morte o derrotaram, tudo isso passou, mas venceu por ser maior.
Concluímos que cabe a nós analisar o nosso coração para que jamais seja infiel e do Diabo se afastar, pois o verdugo espiritual aí está pronto para trazer seu reforço e tornar a nossa vida um tormento e, no final, a perdição. Sejamos corajosos e combatentes até, por fim, virmos a descansar em Cristo.

LIÇÃO 13 – a urgência de um avivamento genuíno
Nesta lição tivemos como nosso propósito definir, demonstrar como se expressa o avivamento e alguns cuidados principais que se devem ter com ele. Vimos que esse cuidado é para todos aqueles que estão envolvidos nesse fenômeno religioso quanto aos excessos que se deve evitar. Aproveitemos esse momento, pois o assunto é muito interessante em si.
Concluímos que nós brasileiros temos a fama evangélica de vivermos num contínuo avivamento, o que causa admiração nas igrejas dos outros países. Há um número de igrejas que, a cada tempo, surge das mais variadas denominações, curas e milagres, mas infelizmente não temos profundidade escriturística. Somos acusados por alguns de termos a grandeza de um oceano, mas a profundidade de uma piscina, posto que a Palavra tenha sido muito prescindida.


MENSAGEM DA EDITORA BETEL PARA VOCÊ, ALUNO, AO FINDAR DE MAIS
UM TRIMESTRE:
Prezado (a) aluno (a) da Escola Bíblica Dominical, a paz do Senhor! Muito obrigado por ter caminhado conosco durante o 1º. Trimestre de 2013. Esperamos ter contribuído para o enriquecimento de seus conhecimentos. Nosso próximo assunto será “PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ -Doutrinas essenciais para a prática de uma vida cristã sadia e equilibrada”. Que Deus possa lhe abençoar e lhe dar forças para continuar conosco nesta árdua, mas recompensadora tarefa, de semear a “boa semente”. Contamos com a sua presença em nossas próximas aulas dominicais. Deus abençoe você e toda a sua família.

Editora Betel, Março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário