sábado, 6 de abril de 2013

LIÇÃO 01 - A Vida Edificada Sobre a Rocha


TEXTO ÁUREO
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Mt 7.24

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar que é prudente edificar sobre a Rocha que é Cristo;
2. Explicar que edificar sobre a areia, significa não obedecer aos ensinamentos de Cristo;
3. Alertar para os resultados práticos da obediência a Cristo.

INTRODUÇÃO
Essa parábola é mais um extraordinário exemplo da maneira poética que o Senhor Jesus Cristo usou em grande parte de seus sermões. Nesta parábola, em especial, Mateus destaca a doutrina de que, no âmbito espiritual, acima de todas as demais, ser apenas ouvinte não possui valor algum se o discurso não resultar em atitudes. E salienta que a maneira do cristão viver não será bem sucedida se ele não tiver sua vida fundamentada sobre a Rocha, que é Cristo.

1. A construção sobre a rocha (mt 7.24-25)
Essa parábola também é conhecida como a dos Dois Construtores. Ela é o final de uma série de discursos feitos por Jesus, no conhecido Sermão da Montanha, e tanto cristãos, quanto não cristãos, reconhecem igualmente como uma das declarações mais importantes, em todos os tempos, do caráter moral da raça humana. É nesse memorável discurso, que encontramos as qualidades que Deus conclama a seus filhos a porem em prática na vida. Construir sobre a Rocha é fazer exatamente como Jesus ensinou.

2. a edificação sobre a areia (Mt 7.26)
Esse texto foi descrito em paralelismo clássico: revelando a sabedoria de quem constrói sobre a rocha (Jesus) e a insensatez de quem constrói sobre a areia (alicerces humanos). “E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”. Um “homem insensato” tem seu sentido principal de alguém que é embotado, pesado e estúpido. E para efeito de comparação, pode ser aplicado à alma e a mente do ser humano que ouve a mensagem do evangelho, mas não consegue praticar os ensinos da Palavra de Deus.

3. Resultados práticos da obediência a cristo
Muitos cristãos procuram atalhos para viver o evangelho. Na verdade, o “mundo evangélico” está transbordando de métodos e fórmulas para uma vida bem sucedida. No entanto, a vida cristã autêntica só poderá ser experimentada a partir da obediência aos ensinos de Jesus. Ensinos que modificam a ética e o comportamento moral das pessoas, que se tornam íntegras, honestas e incorruptíveis, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis, contagiando o ambiente em que vivem com honestidade e retidão.

CONCLUSÃO
Quando o Senhor Jesus concluiu o Sermão do Monte com a parábola dos dois construtores, do prudente e o insensato, a multidão maravilhada se entusiasmou pela sua autoridade de mestre. Pois Ele não ensinava como os seus oponentes religiosos, que citavam outros rabinos para a fim de apoiar seus ensinos particulares. Jesus na verdade falava com autoridade divina. Naquele dia, foi como a melhor aula que o povo já havia ouvido. Portanto, que possamos fundamentar as novas vidas nos ensinos incomparáveis de Jesus, que é a Rocha verdadeira.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ – Editora Betel - 2º Trimestre 2013 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário