quinta-feira, 18 de abril de 2013

PAÍSES PERSEGUIDORES _ Iêmen [9º]



Assim como os demais países onde há severa perseguição aos cristãos, o Iêmen é um estado declaradamente islâmico, no qual a sharia é a fonte de toda legislação. Há alguma liberdade religiosa para os estrangeiros, mas a evangelização é proibida. Muçulmanos e iemenistas que deixam o Islã podem enfrentar a pena de morte, assim como cristãos, de contexto muçulmanos, sofrem maior perseguição das autoridades, familiares e grupos extremistas, que os ameaçam de morte por serem “apóstatas”.

O Iêmen, que já era bastante instável, deteriorou de maneira significativa desde as revoltas da Primavera Árabe, no ano passado. Sequestros de estrangeiros ocorrem regularmente e, acredita-se que cristãos estejam, todo o tempo, sob a vigilância de extremistas.

Hoje o país está dividido entre forças pró e anti-seleh (ex-presidente que foi forçado a deixar o cargo em meio às revoltas de 2011); o sul está reivindicando a independência; há um forte sistema tribal no país; e pequenos grupos ligados a Al-Qaeda lutam pelo poder. Em meio a tudo isso, cristãos vivem temerosos por sua segurança.

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário