quinta-feira, 6 de junho de 2013

LIÇÃO 10 - A Importância da Ceia do Senhor


TEXTO ÁUREO
“Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”. 1Co 11.29

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar os riscos que correm os que participam da Ceia do Senhor indignamente;
2. Conscientizar de que o autoexame é necessário antes de participar da Ceia do Senhor;
3. Ressaltar que só os que confessam e deixam alcançam misericórdia.

INTRODUÇÃO
Como fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. A Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.

1. quem participa indignamente está crucificando jesus de novo
Esse peca contra o Senhor e será culpado da crucificação e da morte de Jesus, do corpo dilacerado e do sangue derramado (1Co 11.27). Não está discernindo o corpo do Senhor. É como uma criança brincar com arma de fogo: o fim pode ser uma tragédia.
1.1. Examine-se, pois, o homem a si mesmo
1.2. Se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados
1.3. Quem confessa alcança

2. quem participa indignamente se equipara a judas, Pilatos e caifás
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós (1Jo 1.8). Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a Sua Palavra não está em nós (1Jo 1.10). Torna-se fácil fazer o que estes homens fizeram, não se comprometendo ou querendo passar por bonzinhos diante do povo. Porém nada pode tirar a culpa ou os pecados cometidos, a não ser pela confissão com pedido de perdão através do arrependimento e coração quebrantado diante de Deus.
2.1. Só jogar as moedas fora, não adianta, não tira o pecado
2.2. Só lavar as mãos, não adianta, não se inocenta
2.3. Só rasgar as vestes, não adianta, não tira a culpa

3. Quem participa indignamente traz consequências para si mesmo
O texto diz que o risco é por conta da pessoa. Por isso, cada um deve examinar a si próprio. Se você participar indignamente estará procurando sofrimento contra si mesmo. Há riscos que não compensa correr. É melhor procurar a porta do perdão enquanto a mesma ainda está aberta. A decisão é sua! Paulo estava muito atento a esta situação. Ele dizia que precisava conservar-se puro para que, pregando aos outros, não viesse de alguma maneira a ficar reprovado (1Co 9.27).
3.1. Fica sujeito a juízo e condenação
3.2. Fica fraco, doente e precisa de UTI espiritual
3.3. Dorme espiritualmente

CONCLUSÃO
A Ceia do Senhor é algo sagrado de que não se pode participar com irreverência. É preciso ter cuidado para evitar sempre a indiferença, falta de conhecimento do seu real significado, de comunhão com os irmãos e de perdão dos pecados cometidos. Muitos descuidam e participam da ceia com exaltação espiritual como se fossem mais crentes do que os outros. A comunhão envolve santidade e simplicidade diante de Deus e da igreja.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.

Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ – Editora Betel - 2º Trimestre 2013 – Lição 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário