quinta-feira, 6 de junho de 2013

LIÇÃO 12 - A Contenda Produz Desunião


TEXTO ÁUREO
“E rejeita as questões insensatas e absurdas, sabendo que produzem contendas”. 2Tm 2.23

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Ressaltar que é papel da igreja admoestar os insensatos que vivam procurando assuntos polêmicos;
2. Deixar claro que a correção precisa ser com mansidão para não perder os transgressores;
3. Conscientizar de que o amor deve superar todas as nossas diferenças teológicas, administrativas e eclesiásticas.

INTRODUÇÃO
A ocorrência de conflitos em uma igreja local é muito comum. O que não deve ser considerado comum é a aceitação de uma comunidade cristã com essas características, norteando a sua rotina religiosa. As divergências entre os irmãos, ou até mesmo entre as lideranças acontecerão. Cumpre a cada um procurar a melhor forma para a conciliação amigável. O conselho pastoral de irmãos mais experientes, ou até em um grupo de irmãos mais maduros, podem ajudar, mas nunca substituir a orientação das Escrituras. Não podemos deixar de seguir o padrão da Palavra de Deus, pois nEla estão as orientações básicas para uma igreja vitoriosa.

1. As questões tolas devem ser evitadas
Para que ficar debatendo assuntos de difícil interpretação (2Pe 3.16) que, às vezes, têm vários significados ou sentidos que não foram revelados a nós? (Dt 29.29). Procuremos nos deter no que é explicável. Muitas igrejas nascem como resultado de visões e interpretações de homens carnais que sempre levantam polêmicas sobre questões bíblicas dizendo que os outros estão errados.
1.1. Procure não ocupar tempo com falatórios inúteis
1.2. Rejeita as fábulas profanas
1.3. Nenhuma profecia é de particular interpretação

2. Não há lucros nas controvérsias
Alguns irmãos extremistas consideram ultrapassado, o conjunto de normas e funções que as Assembleias de Deus utilizam para promover a vida cristã sadia, e não querem mais os cultos de doutrina; Escola Bíblica Dominical tradicional; questionam as nossas literaturas e querem criar novos métodos paralelos para outros estudos, onde levantam polêmicas a respeito da administração eclesiástica, da figura do pastor, da forma de governo ministerial, dos líderes de departamentos e dos pontos bíblicos de difícil interpretação (2Tm 4.3,4). Isso nunca rendeu lucro para ninguém, mas tem causado muitos aborrecimentos à direção das igrejas.
2.1. O partidarismo dentro da igreja deve cessar
2.2. Pensamentos divergentes devem ser contidos
2.3. A briga não promove a paz nem a união

3. Ao servo do senhor não convém contender
“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus” (1Co 11.16). No Evangelho de Jesus, não pode haver rixas, litígios e disputas entre os irmãos. “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Fp 2.14). A recomendação de Paulo a Timóteo diz que, ao servo do Senhor, não convém contender, mas exercer a mansidão (2Tm 2.24).
3.1. Contender não levará a nada, a não ser a desgaste público
3.2. Não promova disputas ou falatórios inúteis
3.3. Se eu não posso ajudar, não devo atrapalhar

CONCLUSÃO
Os conflitos pessoais, conflitos políticos e conflitos doutrinários em uma comunidade cristã infelizmente ainda acontecem. As pessoas ainda tem uma visão particular de como a igreja deve ser conduzida e vivida. Há cristãos por exemplo, que julgam que as Escrituras é de particular interpretação; outros que não precisam ser pastoreados por uma liderança instituída. A maneira como vamos enfrentar os problemas e encontrar as soluções, é que vão revelar a nossa coragem e maturidade. Como disse no início: a Palavra de Deus deve ser sempre a maior ferramenta para trazer soluções a esses problemas que vivemos em nosso tempo.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.

Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ – Editora Betel - 2º Trimestre 2013 – Lição 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário