quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lição 01 – O Modelo de Deus para a Formação da Família

TEXTO ÁUREO
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã o dia sexto”. Gn 1.31

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Inspirar e orientar todas as ações dos cristãos na formação de suas famílias;
2. Ensinar as preciosas lições que a Bíblia nos ensina sobre a formação da família através do relato da criação;
3. Orientar os alunos para a vida, principalmente para que sejam pais bem sucedidos e exemplares.

INTRODUÇÃO
Os primeiros capítulos de Gênesis são riquíssimos em moldes que podem e devem ser utilizados na formação da família. Afinal, não há ali nenhuma ação humana, portanto, ninguém pode dizer que são apenas produtos de uma época que há muito está ultrapassada. Todas as providências foram tomadas pelo próprio Deus. O modo como o Criador cuidou de cada detalhe na execução da Sua obra deve inspirar e orientar todas as ações dos cristãos na formação de suas famílias. Voltemos ao princípio de tudo:

1. a criação do homem
Bíblia registra três etapas no processo de concepção do homem na mente de Deus. A primeira se relaciona à área da vontade, do desejo, da intenção. A segunda faz referência ao modo como deveria ser o ente que Deus pretendia formar e aponta para o projeto. A terceira se refere aos propósitos de Deus para aquele ser. Assim, vemos que:
1.1. Deus desejou fazê-lo
1.2. Deus projetou em Sua mente como seria o homem e a mulher
1.3. Deus definiu os propósitos para o homem

2. deus contruiu um mundo para o homem
Deus desejou formar o homem, definiu como este deveria ser e estabeleceu para ele um grandioso propósito. Porém, antes de executar o projeto, era necessário preparar uma habitação para o homem, um lugar onde ele pudesse desenvolver todas as suas potencialidades e cumprir o propósito da sua criação. Vejamos as providências que Deus tomou neste sentido:
2.1. Recriou e reorganizou a Terra para receber o homem
2.2. Criou condições de vida e de crescimento para a humanidade
2.3. Certificou-se de que tudo era de boa qualidade

3. deus capacitou o homem para viver
Seria impossível ao homem cumprir o propósito de sua formação se Deus não o capacitasse para isto. Assim, Ele tomou providências intrínsecas ao homem, que são aquelas relacionadas ao caráter, natureza e potencialidades. Dispôs também de um lugar adequado para o começo de tudo e de um plano de ação pelo qual o homem pudesse se orientar. Observemos as ações de Deus:
3.1. Fazendo o homem semelhante Ele
3.2. Preparando para Adão o lugar onde ele deveria começar a vida
3.3. Fornecendo ao casal um plano de ação

CONCLUSÃO
Após estudarmos o modelo de Deus para a formatação da família, ou seja, o modo como Deus cuidou de cada detalhe na execução da Sua obra, poderemos encontrar inspiração e sermos orientados para seguir na direção que o Senhor deseja para cada um de nós. As lições que a Bíblia nos apresenta através do relato da criação devem ser colocadas em prática, com a sabedoria e humildade que o Espírito Santo ministrará em cada um, para que nossa família seja para glória e louvor do Senhor!

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.

Revista: Família Cristã – Editora Betel - 3º Trimestre 2013 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário