quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lição 04 – O Modelo Divino de Comunicação

texto áureo
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Jo 1.14

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar que a encarnação do Verbo é único modelo confiável de comunicação;
2. Ensinar que, ao se fazer homem, Deus se tornou imitável por todos os seguidores de Cristo;
3. Produzir desejo ardente e profundo de imitar a Cristo nas relações familiares.

INTRODUÇÃO
Deus sempre procura relacionar-se com a humanidade. Tem sido assim desde o Éden (Gn 3.8,9). Mas, como é possível ao Imortal relacionar-se com o mortal, o Eterno com o efêmero, o Santo com o profano, o Incorruptível com o corruptível, o Justo com o injusto, o Pai das Luzes (Tg 1.17) com os que se assentam na escuridão? Os Evangelhos respondem a todas estas indagações, apresentam o clímax relacional do divino com o humano e se constituem o único modelo eficiente e confiável de comunicação que deveria ser imitado em todos os relacionamentos humanos. É o que estudaremos nesta lição. Na próxima, aplicaremos os princípios aqui apresentados nas relações familiares.

1. definindo a comunicação
Comunicação é assunto atual. Acha-se presente nos vestibulares, no treinamento do pessoal de Recursos Humanos das empresas, nas campanhas políticas, nos livros e seminários de evangelismo pessoal e de massas, entre outros. Há uma variedade enorme de cursos para líderes, vendedores, professores, etc. Todos destacam a importância de uma boa comunicação. Os temas mais discutidos nos encontros de pais e de casais são os que se relacionam à comunicação. Então, o que é comunicar?
1.1. Comunicar é a chave para o sucesso
1.2. O que não é comunicação
1.3. Comunicar é, principalmente, tornar comum

2. deus comunicou-se com a humanidade pela encarnação
O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus para receber a revelação divina e para viver uma comunhão de amor com Ele e com os semelhantes. O pecado alterou esta capacidade de relacionamento, quer no nível vertical ou horizontal (Rm 3.23). Para tentar resolver os problemas relacionais entre seus pares, os homens inventaram (e continuam inventando), vários meios e recursos de comunicação, quase sempre ineficientes. Para tentar reatar a relação com Deus, desenvolveram várias modalidades de manifestação religiosa. Mas para restaurar a harmonia entre o homem e seu Criador, somente são úteis, eficazes e aceitáveis o meio criado, utilizado e oferecido pelo próprio Deus. Assim, Deus fez-se carne para comunicar-nos a Sua salvação e perfeição (Mt 1.16,20; Lc 1.31).
2.1. A Encarnação foi o recurso completo utilizado por Deus
2.2. Na Encarnação Deus comunicou vida, exemplo e ensino
2.3. A comunicação feita através da encarnação transformou a Palavra de Deus em fato histórico

3. para efetuar a salvação do mundo deus e fez homem
Deus necessitava encarnar-se para redimir a humanidade? Ele não poderia resgatá-la de outro modo? Se poderia salvá-la de outro modo, por que não o fez? Entre as respostas teológicas para a encarnação do Verbo, destacaremos apenas as que se relacionam com as providências divinas essenciais à comunicação:
3.1. A necessidade da encarnação para salvar a humanidade
3.2. A encarnação era necessária para a transculturação do Verbo entre nós
3.3. A encarnação foi necessária para que Deus nos demonstrasse sua solidariedade

CONCLUSÃO
Hoje aprendemos que comunicar, no sentido mais aprofundado do cristianismo, é entender a doutrina da encarnação, aceitando-a, vivendo-a e testemunhando acerca dela. Assim podemos dizer que o modelo divino para a comunicação com a humanidade é a encarnação.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.

Revista: Família Cristã – Editora Betel - 3º Trimestre 2013 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário