quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LIÇÃO 08 - Barnabé, Um Líder que Ousou Mudar de Paradigma


Textos Áureo: “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo”. At 13.52

Objetivos:

Ensinar que, às vezes, é preciso que algumas  lideranças sejam mudadas;
Mostrar quando mudar positivamente os paradigmas se torna necessário;
Apelar a aceitar de boa vontade mudanças, mesmo diante do elevado preço que elas apresentam.

INTRODUÇÃO.
Deus revelou em Cristo um novo concerto, com novas bênçãos ao cumprir  Sua promessa por meio da vinda de Seu Filho. Mas os homens se apegaram a tradições estéreis, motivados pela inveja, pelo ganho e pelo ciúme da perda de influência. Eles apenas secaram no tempo e desapareceram, mas a genuína fé sobreviveu a todo sofrimento, porque ousadamente, alguns experimentaram mudanças e, assim, viveram uma sobrenatural alegria produzida pelo Espírito Santo (At 13.52).

1. QUANDO MUDAR É NECESSÁRIO
Com o passar do tempo entendemos que muita coisa muda ao nosso redor. Todas as mudanças têm um mínimo de desconforto e nem sempre são positivas. Por esse motivo, adiamos fazê-las, na maioria das vezes . Mas, quando surge a  possibilidade de  algumas transformações, as fazemos pensando sempre no melhor. Assim, também na obra de Deus, precisamos observar as mudanças necessárias.

2. ELES MOSTRARAM QUE TODA  LIDERANÇA É TRANSITÓRIA
Num papel de liderança, todos de alguma forma, um dia serão substituídos. Há momentos, no entanto, que é preciso ousar uma mudança para o próprio bem da missão que está em nossas mãos, a fim de que ela sobreviva,  aperfeiçoe-se e atinja patamares de excelência em Cristo. Barnabé era o líder da missão gentílica, ao desenvolvê-la  preferiu assentir com as mudanças voluntariamente, do que, com egoísmo travar o seu crescimento. Vejamos.
  
3. ELES OUSARAM MUDAR DE FOCO
O desenvolvimento da missão gentílica prosseguia o mesmo, exceto por essa mudança de foco em alguns aspectos necessários ao sucesso da missão, como já adiantamos acima. Com isso aprendemos que o mais importante não é mudar a missão, mas a maneira como se faz a mudança.

CONCLUSÃO
É inquestionável o elevado preço com que as Escrituras Sagradas, o Cristianismo e a Salvação chegaram até nós. No caminho, com sofrimento, muitos ajustes foram feitos, muitas retomadas de antigas bases que haviam sido esquecidas. Hoje, cumpre a nós ousarmos ser elementos de transição, que levem nossa comunidade e Igreja a uma mudança em Jesus Cristo. Ele mesmo ensinou sobre a necessidade de vinho novo em odres novos, quer dizer, apropriados, para evitar o desperdício.

GLOSSÁRIO:
Paradigma: Modelo; aquilo que serve de exemplo ou norma;
Altercar: Discutir com ardor, provocar polêmicas.
Patamares:  O mesmo que alturas. 

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 08.




Nenhum comentário:

Postar um comentário