terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 04 - A Fuga de Jacó e a Visão da Escada


TEXTO ÁUREO
“Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela”. Gn 28.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar que os objetivos divinos sempre serão alcançados;
Ensinar quem não está na vontade de Deus, será disciplinado; e
Mostrar que Deus não desampara os seus escolhidos.

INTRODUÇÃO.
Muitas pessoas usam de sofismas para fugir à culpa, já que são tomadas pelo medo de viver uma vida de mentiras. Um profundo temor toma conta do coração dessas pessoas. O medo de serem descobertas em seus delitos aterroriza seus pensamentos mais flutuantes. Mas é preciso acreditar que maior é Deus para nos livrar e nos perdoar da culpa.

1. A FUGA DE JACÓ
Jacó era um peregrino em fuga. Seus pecados e virtudes o acompanhavam, por onde quer que ele fosse. Sua história foi um misto de aventuras entre o céu (a escada do sonho) e o inferno (fuga de seu irmão). Sua vida só seria resolvida quando ele encontrasse o caminho da reconciliação com parte da sua família, consigo e com o próprio Deus.
  
2. O SONHO DE JACÓ (GN 28.10-17)
Uma das metáforas da vida espiritual em direção a Deus é a jornada. Mas para se encontrar com o Eterno é necessário mais do que se mover geograficamente. Em essência todos são peregrinos. Mas nessa peregrinação, homens como Jacó buscaram muito mais que um lugar; eles ousaram e foram mas além, “pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus” (Hb 11.10).

3. O TESTEMUNHO DE JACÓ
O salmista tinha razão quando escreveu, momentos depois, que o sofrimento tem um tempo específico na história de um servo de Deus. “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5). Naquele dia o Senhor revisitou a humanidade.


CONCLUSÃO
Ao término desta lição, passamos a aprender que os planos de Deus nunca serão frustrados na vida de um crente (Jó 42.2). Nem que para cumpri-los o Senhor tenha que discipliná-lo. A Bíblia diz “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho” (Hb 12.6). Não importa se ele fuja de Deus ou não. O Senhor sempre encontrará um jeito de encontrá-lo no caminho.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário