terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 05 - Jacó se Casa com Raquel



TEXTO ÁUREO
“E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou”. Gn 29.11

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que Deus se interessa pelo relacionamento do casal;
Ensinar que o casamento é uma bênção divina; e
Demonstrar que as nossas experiências estão sob a direção do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, serão analisados um pouco da história de amor de Jacó para com sua esposa predileta Raquel; sua jornada de solidão e dificuldades até chegar ao encontro com seu tio insensível Labão na terra da Mesopotâmia, e ainda o nascimento dos filhos daquele que seria conhecido mais tarde como Israel.

1. JACÓ ENCONTRA COM RAQUEL (GN 29.6)
Abraão, avô de Jacó, enviou seu servo ao poço para encontrar Rebeca e buscá-la a fim de que ela se casasse com Isaque. Aquele poço romântico virou ponto de referência entre os casais da família da promessa. Apenas com um cajado na mão e sem dote, Jacó vê sua futura esposa e tem amor à primeira vista.

2. JACÓ TRABALHA POR RAQUEL
Como Jacó aproveitou a ambição de Esaú quando lhe vendeu a primogenitura, estava na hora de Labão aproveitar o desejo de Jacó de casar com Raquel. Com um plano sagaz, consegue que o Jacó trabalhe quatorze anos para recebê-la como esposa. Sete anos era uma boa oferta, pois Jacó não queria se arriscar a uma recusa. Só que ele teve que trabalhar mais sete, pois Labão estava dando a Jacó o remédio que ele bem conhecia “a esperteza”.
  
3. OS FILHOS DE JACÓ
Os filhos de Jacó deram origem às doze tribos de Israel. Em suas relações familiares Jacó prosseguiu semeando semente de amargura. Sua frieza para com a esposa não desejada é compreensível, (Gn 29.31) mas Deus, segundo o texto, contempla Léia com a fertilidade. Os frutos de intriga e misérias, desse período, acompanharam as tribos através da sua história. Assim, faz-se necessário examinar como se relaciona cada marido e esposa; irmãos e irmãs para que a história da família de Jacó não se repita na casa de cada um.

CONCLUSÃO
Apesar de todas as tribulações por que Jacó passou até formar sua família, foi abençoado por Deus. O Texto bíblico diz “E cresceu o varão em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos e camelos e jumentos” (Gn 30.43). Quando a promessa de Deus está sobre uma pessoa, onde ela for Deus a abençoará.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário