terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 08 - Jacó em Siquém



TEXTO ÁUREO
“E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim”. Gn 34.7
  
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que quando confiamos em Deus não precisamos temer ao homem;
Lembrar que temos que cumprir os votos que fazemos a Deus; e
Mostrar o perigo das amizades com os ímpios.
  
INTRODUÇÃO
Essa lição vai mostrar que todas as aparições de Deus não foram suficientes para dar segurança e produzir transformação total na vida de Jacó. Muitos crentes acham que experiências específicas com Deus são suficientes para promover mudanças radicais. É preciso lembrar que a vida com Deus é resultado de uma jornada e não de eventos isolados como no caso de Jacó.

1. O REENCONTRO COM ESAÚ (GN 33.1-20)
O reencontro é uma experiência clássica de reconciliação. Quando Jacó viu que Esaú estava chegando com os seus quatrocentos homens, dividiu os seus filhos em grupos, que ficaram com suas respectivas esposas Léia e Raquel, bem como suas criadas. Jacó separou estrategicamente sua família e suas posses no intuito de estabelecer, antes do encontro, um ambiente de paz; pois sabia da animosidade que havia na família.
  
2. A VIDA DE JACÓ EM SIQUÉM
Deus queria que Jacó voltasse para a terra de seu pai, mas ele permaneceu em Siquém que era uma parada no caminho de Canaã. Primeiro ele construiu uma casa em Sucote, e por fim comprou uma parte do campo e armou a sua tenda. Ele não havia chegado a Betel nem a Hebrom; estava apenas em Siquém e habitava ali, e não apenas habitava, mas comprara uma terra, e isso demonstrou que Jacó não aprendera adequadamente a lição. A diferença da família dos patriarcas com os demais povos da época era a relação que estes tinham com Deus, pois eles eram monoteístas e desfrutavam das revelações e promessas de Deus, e, hoje, é essa a diferença da Igreja para com o mundo e suas religiões. A Igreja por servir ao Deus Vivo tem um padrão moral que o mundo não conhece e nem compreende (Mt 16.18; 1 Co 1.2; Ef 5.27; Ap 3.20).

3. PRESERVANDO A IDENTIDADE
Um dos grandes perigos que o povo de Deus enfrentou e ainda enfrentará enquanto estiver aqui na terra, é a mistura com povos que não temem ao Senhor. Isso aconteceu no tempo de Noé (Gn 6.2), Jacó estava diante de uma situação semelhante (Gn 34.9) e o apóstolo Paulo recomenda às Igrejas que isso deve ser evitado, pois este tipo de união desagrada a Deus (2Co 6.14-17).

CONCLUSÃO
Jacó foi desonrado em Siquém e dois dos seus filhos tramaram e mataram Siquém e todos os homens da cidade. Jacó ficou em dificuldade, e foi então que Deus o chamou para Betel. As circuntâncias podem ser usadas por Deus para nos ensinar e fazer cumprir o seus propósito.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário