terça-feira, 3 de julho de 2012

LIÇÃO 02 - Uma Batalha Sem Fim


É realmente uma batalha, mas entenda a expressão “SEM FIM” como a característica de uma batalha que acontece a todo momento, todos os dias até o fim de nossas vidas. A real batalha entre o bem e o mal terá sim um fim, e neste fim o bem será campeão (me refiro à derrota de Satanás no fim dos séculos).
A lição servirá para que o adolescente se concentre em andar sempre em espírito, 24 horas por dia.


 OBJETIVO: O aluno deverá reconhecer as diferenças entre o homem espíritual e o homem natural e desejar trabalhar sua espiritualidade.

Tenho uma dica bem legal... além de ser apenas professor você deve ser amigo dos seus alunos, o amigo que aconselha, que sempre tem uma palavra de ânimo e conforto. Acompanhe a vida deles, tenha sempre a mão os números dos celulares dos seus adolescentes, mande uma mensagem de vem em quando, convide-os para a EBD, pergunte como estão, lembre-os dos compromissos. Eles tem acesso ás redes sociais? Utilize também essa ferramenta. Seja uma pessoa de confiança... um amigo de confiança.

Peça a um adolescente para levatar a voz em oração, faça com que eles exercitem a oração.
Pergunte como foi a semana, o que fizeram... peça sempre para trazerem novidades que aconteceram durante a semana. Novidades de qualquer tipo. Lembre-se, eles não somos do mundo, mas estamos nele.

Leia a Mensagem Valiosa em Romanos 8: 8 e a Verdade Aplicada. O que seus alunos entendem por coisas do Espírito e coisas carnais?
Vamos aos tópicos abaixo:

INTRO.
CARNE x ESPÍRITO
Depois de discutir diversos conceitos sobre coisas espirituais e coisas carnais vamos a uma dinâmica interessante. Todos os alunos terão dois papeis, em um colocará algo que o homem carnal faz, e em outro, o que o homem espiritual faz. Num grande cartaz dividido ao meio você irá colocar, ao topo, duas figuras lado a lado, uma ira representar o homem espiritual e a outra, o homem carnal. Mas como um homem natural, cheio de dúvidas e cego de entendimento conseguirá dicernir estas coisas? Um aluno voluntário com os olhos vendados irá dizer, se o papel preenchido pelos alunos que você segura no momento é algo carnal ou espíritual... siga o que ele disser e cole o papel no cartaz. Claro que ele não está enxergando nada e tudo vai ficar uma bagunça só... Reflita sobre isso quanto terminar de colar os papeis, e tirar a venda dos olhos do voluntário, que com certeza terá uma surpresa em ver a bagunça que está o cartaz... Agora, com toda turma, organize os papeis de forma correta.
MATANDO UM LEÃO A CADA DIA
Depois da dinâmica discutida pelo grupo, discorra sobre a expressão acima: “matando um leão a cada dia”. Deixe-os livre para as diversas explicações que podem dar á expressão, e conclua dizendo que todos os dias participamos de uma guerra travada entre o bem e o mal.

1 – ONDE VOCÊ SE ENCONTRA?
Vamos dividir a figura humana em três. O homem natual, o espiritual e o carnal,  explique as diferencas entre eles e mostre num cartaz ou desenhe no quadro a seguinte figura:

O HOMEM NATURAL - Tem sua vida controlada pelo “eu” (Cristo fora da vida e o “eu” no centro da vida)
O HOMEM ESPIRITUAL - Tem sua vida controlada pelo Espírito (Cristo no centro da vida e o “eu” destronado)
O HOMEM CARNAL - Tem sua vida controlada pelo “eu” como o homem natural, mas com uma diferença. (Cristo na vida, mas não no trono).
Peça-os para identificar os três homens na figura.

2 – A BATALHA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO
ROMANOS 7: 14 - 25
Peça para todos abrirem suas bíblias e leia atentamente os versículos supracitados, leia com calma e claramente de forma que eles interiorizem bem a mensagem e que possam fazer uma autoavaliação de suas ações bem como discutir, comentar, contextualizar, as palavras de Paulo.

O homem carnal cria a imagem de Deus conforme a do seu coração; já o homem espiritual conhece Deus em seu próprio espírito e não fica jamais confundido.

3 – A VOZ DO ESPÍRITO E A VOZ DA CARNE
AS ARMAS DO INIMIGO
Quais armas o inimigo usa para nos paralizar? Até quando você vai deixar o inimigo de acusar daquilo que Deus já te perddou? Faça essas perguntas para eles e peça para anotarem e responderem em seus cadernos.
OUVINDO A VOZ DO ESPÍRITO
Você já tentou andar em espírito durante todo o dia? Faça disso uma prática, é muito interessante e recompensador, trás uma vida espiritual muito saudável e nos modifica. Comece desde já a andar em completa vigilância. Seja dirigido pelo Espírito Santo para ouvi-lo e fazer suas as ações que Jesus faria se fosse você.


Distribua entre os alunos cópias da música “24 horas por dia” de Ludmila Ferber. Você pode deixa-los ouvir a música ou apenas ler a letra. Será bom para guardarem a ideia de estar em espírito 24 horas.
Leia a conclusão com todos os adolescentes e encerre a aula.

Esta é a hora de você dizer: Foi mesmo uma benção! Obrigado Senhor!

PONTO FINAL: Diga que, nesta intensa luta, vencerá o mais forte. A quem você têm alimentado mais, a carne ou o Espírito? Ore para que Deus os esteja fortalecendo para resistirem o mal.

Na próxima lição falaremos sobre o amor de Deus. Peça para seus alunos pesquisarem significados diversos para a palavra amor, e todos os tipos de amor que existem.

Você prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 02 “Uma batalha sem fim” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 03 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário